

Desde o dia 1º de setembro de 2010, as crianças de até 7,5 anos devem ser transportadas com equipamento de segurança específico (cadeirinha, bebê confortou ou assento de elevação) de acordo com o peso ou faixa etária. Não respeitar a lei acarreta em falta gravíssima, ou seja, 7 pontos na carteira, além de retenção do veiculo e multa de R$ 191,54.
A punição dói no bolso e isso ajuda na hora da lei ser aplicada, mas o mais importante é a conscientização do quanto esses equipamentos de segurança são seguros na hora de salvar vidas.
De acordo com a ONG Criança Segura (www.criancasegura.org.br), acidentes de trânsito foram a segunda principal causa de morte em crianças menores de 1 ano de idade e a terceira principal causa em crianças de 1 a 14 anos (DATASUS/Ministério da Saúde/2007). Esses dados são justificam a lei posta em vigor, independente da polêmica em relação ao preço das cadeirinhas – que, sim, deveria ser menor.
Mas e você? Sabe qual item de segurança é o ideal para as crianças que você transporta? Vamos às dicas:
Bebê-conforto: de crianças recém-nascidas até atingirem 9kg. Elas devem ser posicionadas de costas para o banco da frente do carro.
Poltronas reversíveis: esse tipo de equipamento pode ser usado também por recém-nascidos e suporta crianças que têm até 16kg. Nesse caso, o equipamento também deverá ser posicionado de costas para o banco da frente. Essa é a posição mais segura, porque protege o pescoço do bebê em caso de impacto.
Poltronas para o posicionamento do cinto do carro (boosters): a função dessas poltronas é fazer com que a criança fique mais alta, e isso faz com que ela consiga usar o cinto normal do carro. A exigência é que essa poltrona fique em uso até a criança ter 7 anos e meio, ou até atingir 1,45m.
Neste link, uma prova de que a cadeirinha é mesmo eficiente.
Seja um motorista consciente: a prevenção é ainda o melhor negócio!
– Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter.
Decisão do STF para livrar Palocci desfaz conquistas da Lava Jato e abre caminho para impunidade
Cid relata pressão para delatar e acusa Moraes de ter narrativa pronta; acompanhe o Entrelinhas
As fragilidades da denúncia contra Bolsonaro
Lula suspende Plano Safra por falta de recursos e atraso no Orçamento
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS