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Giro Sustentável

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Gestão de voluntariado ganha destaque na APAE de Campo Mourão

Júlio Pezzini Alvim, voluntário da APAE e um dos responsáveis pela digitalização da Nota Paraná (Foto: arquivo pessoal APAE Campo Mourão)

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Há cerca de dois anos, ao assumir a coordenação do setor de captação de recursos da APAE de Campo Mourão, a contadora Michele Pereira não imaginava o tamanho do desafio que teria pela frente. Em meio à pandemia, grande parte das doações diretas que a Instituição recebia foram perdidas. Segundo Michele, foi preciso repensar todo o modelo de gestão implantado pela APAE.

“Nessa época, a APAE já fazia parte do Programa Impulso, do Instituto GRPCOM, mas sempre com uma rotatividade muito grande. Até então, ninguém tinha dedicado seu tempo a participar efetivamente dos cursos e das capacitações oferecidas pelo Programa. Eu comecei a ficar ativa, participei das lives, dos cursos de gestão de voluntários e, aos poucos, comecei a implantar os ensinamentos. Logo, logo, a mudança começou a aparecer”, ressalta.

No início de 2022, aconteceu a “virada de chave” na Instituição. Através do mapeamento das ações voluntárias e da regularização do voluntariado, Michele conseguiu multiplicar não só o número de profissionais voluntários que trabalham na APAE, como também o valor arrecadado através da Nota Paraná.

voluntários da APAE (Foto: arquivo pessoal APAE Campo Mourão)

“O primeiro passo foi colocar uma pessoa responsável pela administração do setor, organizando o roteiro e a coleta das notinhas. O segundo foi fazer com que todos os nossos voluntários assinassem o termo de voluntariado. Essa regularização ajudou no entendimento do que cada um fazia, otimizando o trabalho deles. Passamos a contar também com a valiosa ajuda das mães dos nossos alunos e ex-alunos, que organizam as notas em casa e dos nossos voluntários portadores de deficiências que, aqui na APAE, realizam a digitalização das notinhas. Nosso faturamento com a Nota Paraná teve um salto de 51%”, relata.

No fim do ano, a APAE de Campo Mourão foi uma das vencedoras da segunda edição do Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor, na categoria gestão. O reconhecimento veio devido ao case de sucesso implantado com a gestão do seu programa de voluntariado.

Para 2023, a organização busca ainda diversificar suas fontes de renda. O novo Projeto “Empresa Amiga da APAE” já está em andamento, tendo atingido, de acordo com Michele, 50% da meta. O objetivo é, até o final do ano, contar com pelo menos 20 empresas parceiras que, através de contribuições mensais fixas, ajudarão a custear os atendimentos gratuitos às – aproximadamente - 700 pessoas portadoras de deficiências atendidas mensalmente pela instituição. Outro projeto em desenvolvimento está ligado à inclusão no mercado de trabalho. A APAE deseja oferecer mão de obra qualificada às empresas que buscam inserir profissionais com deficiências.

“Nós estamos sempre em busca de parcerias com a população, com a sociedade em geral porque sabemos dos inúmeros desafios que teremos pela frente. Mas começar o ano com uma premiação em mãos - como a do Prêmio Impulso - que nos garante visibilidade e credibilidade, é uma motivação a mais para continuarmos nossa luta”, conclui.

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