• Carregando...
Foto: Albari Rosa - Arquivo Gazeta do Povo.
Foto: Albari Rosa - Arquivo Gazeta do Povo.| Foto:
Foto: Albari Rosa - Arquivo Gazeta do Povo.

Foto: Albari Rosa – Arquivo Gazeta do Povo.

Com a proximidade do evento que marca a paixão nacional em meio a outros temas vivenciados na atualidade, um dos assuntos pautados durante os próximos trinta dias é o trabalho voluntário na Copa do Mundo. Mais do que debater a origem do evento, a aprovação dos brasileiros e a organização por empresas privadas, vale ressaltar o gesto voluntário do curitibano para acolher bem os visitantes estrangeiros e de outros estados.

Foram quase dois mil candidatos selecionados para atuar além do futebol em Curitiba. Eles trabalharão em postos de informação, pontos turísticos e estádio, contribuindo para uma boa recepção em nossa cidade. No entanto, além dos cidadãos aprovados para o evento, o curitibano pode fazer a sua parte com pequenos gestos voluntários: cuidar da manutenção e limpeza da cidade, proteger as crianças do trabalho infantil e da exploração sexual denunciando qualquer ato irregular, ou até mesmo elogiar o(a) voluntário(a) que encontrar atuando nas mais diferentes funções.

Foto: Cesar Bruscolin - SMCS

Foto: Cesar Bruscolin – SMCS

O voluntariado na Copa do Mundo, assim como em outros grandes eventos já realizados no Brasil, pode ser o “chute a gol” para uma ação transformadora na vida do ser humano. É por meio de atitudes voluntárias que grandes movimentos acontecem, sejam mutirões dos bairros, em entidades sociais ou no olhar e ajudar ao outro, por exemplo.

O CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba todos os dias recebe ligações de pessoas de diferentes idades, etnias ou condições sociais que estão em busca de uma atividade voluntária. Por ser proativo, o voluntário não vê a oportunidade passar pela janela, contribui com tempo e talento e torna-se verdadeiro protagonista de um mundo mais humano.

*Artigo escrito Aline Vonsovicz, jornalista voluntária do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

 **Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]