Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Horário de verão: Mais vantagens do que desconfortos


As discussões e os debates em torno do futuro do planeta visam uma conduta menos agressiva ao meio ambiente. Uma das ações que contribuem para isso é adoção do horário de verão, que tem como objetivo o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer (e proporciona uma redução substancial na geração da energia elétrica entre 18h e 21h).

Só no Paraná, a economia gerada pelo horário de verão é de 5%, quantia suficiente para atender uma cidade com 200 mil casas. Implantado pela primeira vez no país em 1935, este ano, os relógios permanecerão adiantados durante 133 dias, o que o faz ser o mais longo horário de verão nos últimos 26 anos!

As vantagens ambientais são comprovadas, já que a economia e utilização racional da eletricidade contribuem para uma cultura de uso inteligente desse insumo tão valioso. Por isso, apesar das críticas ao horário de verão, o fato é que há muito mais vantagens do que desconfortos.

Até agora você ainda não se adaptou? O que fazer para amenizar desconforto do sono com a mudança de horário? Seguem algumas dicas que contribuem para uma boa noite de sono:

– Tome um banho relaxante;
– Feche bem as cortinas para escurecer seu quarto;
– Evite alimentos com cafeína, como café, chocolate e chás no período da noite;
– Não coma nada pesado antes de deitar e não durma de estômago vazio.

As primeiras semanas poderão, sim, ser um desastre. Mas, considere tudo isso como natural e acredite que seu organismo será capaz de se adaptar aos seus novos horários em pouco tempo. Além do mais, vamos ajudar na utilização dos recursos escassos com mais inteligência e racionalidade e termos finais de dia bem agradáveis, com mais tempo e disposição para fazer um passeio no parque com a família, conversar com os amigos, fazer um trabalho voluntário…

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

**Gostou deste post? Queremos sua ajuda saber a sua opinião sobre o blog Giro Sustentável. Clique aqui e responda a nossa pesquisa de percepção.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros