As discussões e os debates em torno do futuro do planeta visam uma conduta menos agressiva ao meio ambiente. Uma das ações que contribuem para isso é adoção do horário de verão, que tem como objetivo o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer (e proporciona uma redução substancial na geração da energia elétrica entre 18h e 21h).
Só no Paraná, a economia gerada pelo horário de verão é de 5%, quantia suficiente para atender uma cidade com 200 mil casas. Implantado pela primeira vez no país em 1935, este ano, os relógios permanecerão adiantados durante 133 dias, o que o faz ser o mais longo horário de verão nos últimos 26 anos!
As vantagens ambientais são comprovadas, já que a economia e utilização racional da eletricidade contribuem para uma cultura de uso inteligente desse insumo tão valioso. Por isso, apesar das críticas ao horário de verão, o fato é que há muito mais vantagens do que desconfortos.
Até agora você ainda não se adaptou? O que fazer para amenizar desconforto do sono com a mudança de horário? Seguem algumas dicas que contribuem para uma boa noite de sono:
– Tome um banho relaxante;
– Feche bem as cortinas para escurecer seu quarto;
– Evite alimentos com cafeína, como café, chocolate e chás no período da noite;
– Não coma nada pesado antes de deitar e não durma de estômago vazio.
As primeiras semanas poderão, sim, ser um desastre. Mas, considere tudo isso como natural e acredite que seu organismo será capaz de se adaptar aos seus novos horários em pouco tempo. Além do mais, vamos ajudar na utilização dos recursos escassos com mais inteligência e racionalidade e termos finais de dia bem agradáveis, com mais tempo e disposição para fazer um passeio no parque com a família, conversar com os amigos, fazer um trabalho voluntário…
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
**Gostou deste post? Queremos sua ajuda saber a sua opinião sobre o blog Giro Sustentável. Clique aqui e responda a nossa pesquisa de percepção.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS