Estabelecidos em 8 de setembro de 2000 na Declaração do Milênio, aprovada pelas Nações Unidas, os Objetivos do Milênio (ODM) se tornaram ao longo destes últimos anos a agenda do Planeta, a agenda da Humanidade, a agenda do Brasil, a agenda de cada um de nós.
O objetivo nº 08, “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”, equivale ao trabalho em rede entre os setores público, privado e o terceiro setor. Retrata a relevante intenção de envolver todos, ou seja, de estabelecer parcerias para o desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida das cidades.
Para tanto, é fundamental a integração e a articulação entre projetos e programas regionais de desenvolvimento integrado; programas de valorização aos profissionais de educação e dos voluntários em todas as áreas; redes de sustentabilidade; e a valorização da cultura e das vocações locais.
Em nosso estado, o movimento Nós Podemos Paraná procura contribuir para isso organizando ações como as Mostras de Projetos, que aconteceram ao longo do mês passado em diversos municípios; e o Congresso Nós Podemos Paraná, que terá sua 4ª edição nos dias 6 e 7 de julho, em Curitiba, com a ideia de incentivar o trabalho voluntário transformador. As inscrições são gratuitas e o evento promete ser um ambiente de reflexão, formação e debate para atingir não só o objetivo nº 08, como também os outros ODM.
Participe e contribua você também!
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS