Para ser um bom líder é necessário, além das competências técnicas, também desenvolver a assertividade, a pró-atividade, o foco no resultado… E a sustentabilidade.
– Como? Sustentabilidade?
Isso mesmo! A competência que os líderes devem buscar hoje é a sustentabilidade. Nada fácil para uma tarefa que requer mudanças de valores e paradigmas. E isso é o que pensam os próprios empresários.
Em entrevista publicada no site www.rh.com.br, o especialista em gestão empresarial Luiz Eduardo Loureiro afirmou que ser sustentável é mais simples do que parece, mas que isso depende da mudança de certos comportamentos, determinados por paradigmas corporativos que estão obsoletos. Para ele, “a capacitação para que gestores tornem-se verdadeiros líderes sustentáveis passa obrigatoriamente pela sensibilização para o tema e pela mudança dos modelos mentais prevalecentes nas organizações”.
A sustentabilidade corporativa poderia ser entendida, neste caso, como uma faca de dois gumes: de um lado, por sua potencialidade de gerar resultados positivos para as organizações; de outro, porque os resultados profissionais ainda são medidos financeiramente e no curto prazo – justamente na contramão do próprio conceito de sustentabilidade, que inclui as perspectivas para o médio e o longo prazo.
De qualquer maneira, sustentabilidade é a palavra do momento. Porém, enquanto as ações permanecerem superficiais, os resultados serão praticamente nulos. A sustentabilidade deve ser um tema transversal e estratégico para a empresa. Isso depende fundamentalmente de líderes que estejam capacitados para uma visão de futuro, com ações comprometidas não somente com resultados financeiros, mas também com o desenvolvimento humano, social, preservação dos recursos naturais, reversão de prejuízos ambientais, dentre tantas outras ações necessárias para um mundo melhor para as futuras gerações.
A perenidade das empresas depende das ações de seus líderes. E as ações dos líderes depende da capacidade de assumirem o papel de agente de transformação.
Mais informações sobre liderança sustentável no site www.lidersustentavel.com.
– Quer saber mais sobre direitos humanos, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto RPC também no twitter.