Os 14 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) conquistaram avanços em prol do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 1 – Acabar com a fome e a miséria. O ODM 1 possui duas metas: reduzir pela metade a população abaixo da linha da pobreza e reduzir pela metade a população que sofre de fome. Ações em prol dos ODM são articuladas em todo o estado pelo Sesi no Paraná, por meio do Movimento Nós Podemos Paraná.
O município de Campina do Simão alcançou 69,09% da meta de reduzir pela metade a população abaixo da linha da pobreza. Boa Ventura do São Roque, Mato Rico e Santa Maria do Oeste alcançaram mais de 75% da meta e os demais municípios (Altamira do Paraná, Guarapuava, Iretama, Laranjal, Manoel Ribas, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Roncador e Turvo), alcançaram mais de 100% da meta.
Já a meta de reduzir pela metade a população que sofre de fome foi alcançada por 13 municípios, sendo que o município de Laranjal alcançou 77,57% da meta. Mais informações estão disponíveis no Portal ODM (www.portalodm.com.br).
Os indicadores para calcular as metas do ODM 1 são o percentual de pessoas com renda familiar per capita inferior a R$ 140,00, considerada a linha da pobreza, e percentual de crianças desnutridas menores de dois anos de idade.
Boas Práticas
O Centro de Nutrição Renascer, de Guarapuava, desde 2011 realiza o Programa de Atendimento Integral a Criança em Situação de Insegurança Alimentar e Nutricional, que atende 130 crianças de zero a seis anos, em situação de vulnerabilidade social.
O programa oferece atendimentos especializados por meio de uma equipe composta por assistente social, pediatra, psicóloga, psicopedagogas e nutricionistas. Além deste trabalho, são realizadas oficinas com os pais para estimular a geração de renda.
As crianças são encaminhadas ao Centro por meio da rede socioassistencial, busca espontânea – quando as famílias procuram a instituição, busca direta – quando, por exemplo, o Centro recebe a informação de uma criança com baixo peso, além de encaminhamentos das equipes municipais de saúde e escolas.
O período de acompanhamento depende de cada caso. “O acompanhamento mínimo dura seis meses, mas há famílias que são acompanhadas por mais de 2 anos, devido a sua vulnerabilidade”, destacou a assistente social da instituição, Micheli de Almeida Vieira.
ODM
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos em 2000 durante a Reunião de Cúpula da ONU onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até o final deste ano. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.
A partir de 2016, entrarão em vigor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta de 17 objetivos e 169 metas serão pactuados em setembro deste ano, na Reunião de Cúpula da ONU. Serão trabalhados seis grandes temas: planeta, pessoas, dignidade, prosperidade, justiça e parcerias.
*Artigo escrito pela equipe do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo SESI-PR, parceiro voluntário do blog Giro Sustentável.
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS