• Carregando...
Novos Objetivos, Novos Ânimos!
| Foto:

Estabelecidos no já longínquo ano 2000, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM estão fechando seu ciclo, que termina em 2015. O estabelecimento das metas foi feito pela Declaração do Milênio, uma tentativa de sintetizar o resultado de cúpulas e conferências internacionais da década de 90.

No Brasil, se analisarmos o país como um todo, estamos indo muito bem. Os desafios maiores estão concentrados nos Objetivos 2, 4 e 5, e somos referência em outros, como no 6 e no 7. Porém, quando avaliamos a situação com um recorte municipal, vemos a realidade que a média esconde: o sucesso nas regiões mais bem desenvolvidas está equilibrando o fracasso nas regiões mais necessitadas.

Tendo em vista esse cenário, que não é muito diferente no restante do mundo em desenvolvimento, os lideres mundiais estabeleceram no ano passado na Rio + 20 que, vencidos alguns desafios mas com outros tantos para serem resolvidos, seriam criados os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em substituição aos ODM, que terão seu prazo vencido em 2015.

Então para isso, a ONU, através de diversas de suas agências, vem promovendo diálogos e consultas públicas para entender o que o mundo quer que sejam os ODS. No Brasil, o Programa das Nações Unidade para o Desenvolvimento – PNUD, realizará alguns encontros presenciais, sendo que o primeiro ocorreu mês passado, dia 20 de Fevereiro, em Curitiba. Nele os participantes tiveram a oportunidade de conversar com lideranças e especialistas de diversas áreas e regiões do estado, para juntos elencarem três temas que farão parte do documento que irá representar os anseios do Brasil, e que será enviado ao Secretário Geral da ONU para compor o processo mundial.

Para aqueles que não terão a oporunidade de participar destes eventos presenciais, foi lançado o site My World 2015, que possibilita a todos votarem e opinarem sobre o que desejam para a agenda mundial pós 2015.

Na verdade, não precisamos esperar dois anos para começar a fazer algo pelo planeta. O que você gostaria de ver feito no seu bairro, na sua rua, no seu condomínio? Junte os amigos e vizinhos e comece agora mesmo, afinal, o que está te impedindo?

*Artigo escrito por André F. Bongestabs, articulador no SESI-PR, parceiro do Instituto GRPCOM

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]