Vivemos em uma sociedade onde temos a possibilidade de influir diretamente na forma como vivemos. Isto porque a democracia dá como garantia a participação das pessoas nas decisões da cidade. Podemos fazer isto de forma direta propondo leis, formando parcerias, solicitando melhoras, ou indireta, dialogando com nossos representantes.
Mas interagir com os outros, principalmente para propor algo, requer saber onde se quer chegar. O voluntariado tem muito haver com isto, já que propicia ao cidadão ir além de suas responsabilidades garantidas, fazendo com que as pessoas olhem para os problemas e consequentemente pensem nas soluções.
Todo ser humano é capaz de buscar sua essência, saber onde está seu lugar no mundo. É um caminho de desenvolvimento pessoal e este caminho segue por três direções: desenvolvimento moral, da consciência e do intelecto. Quando crescemos conjuntamente nestas três dimensões conseguimos organizar melhor nosso pensamento, gerando ações mais eficazes, encontrando soluções para uma sociedade melhor.
Na prática é isso: primeiro se conhecer e depois buscar no mundo formas de agir que tenham congruência entre seus talentos e habilidades e as necessidades do mundo. Na animação “O mundo é feito de gente” (veja abaixo), você encontrará alguns exemplos de como fazer um mundo diferente!
A busca pelo desenvolvimento sustentável começa por nós! Empreenda!
*Artigo escrito pela equipe do CAV, instituição parceira do Instituto GRPCOM
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião