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O papel social das empresas

(Foto: Instituto Camargo Corrêa) (Foto: )
(Foto: Instituto Camargo Corrêa)

(Foto: Instituto Camargo Corrêa)

“É de inúmeros atos de coragem e fé que a história humana é construída. Cada vez que um homem se levanta por um ideal, realiza algo para melhorar a sorte dos outros ou se revolta contra a injustiça, ele espalha uma pequena onda de esperança. Cruzando cada uma delas com um milhão de diferentes centros de energia e ousadia, essas ondulações constroem um fluxo que pode varrer as mais poderosas muralhas de opressão e resistência.” É com esta citação, que Robert Kennedy, então procurador geral dos EUA, já falava em 1966 em uma viagem à África do Sul na Universidade de Cape Town, sobre o papel transformador social no mundo.

Sabemos que empresas são constituídas por ideias e ações de diferentes pessoas, seja na escala tradicional quanto na cooperativa. Além da conquista de mercado, difusão dos produtos e ser contribuinte para a produção econômica do país, uma empresa alcança o sucesso quando suas pessoas – independente de diretoria ou funcionários, possuem interesse no tema RSE – Responsabilidade Social Empresarial.

Uma das formas de atuar na RSE é o estímulo à participação cidadã dos colaboradores em ações sociais através do voluntariado. São mobilizações pontuais ou contínuas que fazem diferença para bairros ou grupos espalhados na comunidade, que abrangem desde crianças, adolescentes, idosos, deficientes ou até mesmo o terceiro setor. Em Curitiba e região, percebemos uma série de ações que partem das empresas e seus colaboradores que são transformadoras na sociedade.

Além da gratidão de quem recebe o serviço voluntário, também tem benefícios quem aplica: o funcionário produz mais para a empresa, cria novos laços de relacionamento e trabalha mais feliz. Sem contar no papel social da empresa, que incentiva outras organizações a fazerem o mesmo e ganham novos consumidores de seus produtos ou serviços pelo fato de contribuírem com a comunidade.

Para tanto, o Centro de Ação Voluntária de Curitiba orienta e estimula as empresas à atuarem socialmente através do voluntariado, com palestras de sensibilização, workshops, criação de programas empresariais de voluntariado e ações práticas, como os mutirões de transformação.

*Aline Vonsovicz é jornalista voluntária do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

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