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O senso de…
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Discurso proferido no painel Highest executive section: What do the SDGs means for us. Challenges and Opportunities in Implementing a Responsible Management Paradigm em evento comemorativo dos dez anos do PRME em Nova York.  PRME GLOBAL FORUM 18.07.17

 

É um grande prazer para mim compartilhar algumas expectativas que tenho para reforçar o compromisso das escolas de negócios com a educação executiva responsável e discutir o grande desafio da educação do futuro.

Eu acredito que, para responder a esse desafio, devemos considerar as várias mudanças que o mundo vem atravessando hoje, e para isso, revisarmos a missão e a estratégia das nossas escolas.

A escola regular precisa ser repensada, reinventada e recriada para implementar o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e fomentar uma nova mentalidade em nosso corpo docente focada em alcançar nossos clientes, parceiros, estudantes e o mercado como um todo.

Para evoluirmos em direção à educação do futuro é necessário rever nossos sensos, como:

O senso de urgência,

Senso de prioridade e de saber priorizar nossas prioridades,

O senso de emergência,

O senso de propósito,

O senso do consenso, mas o consenso criado a partir do dissenso,

Senso de comunicação com diferentes públicos,

O senso da diversidade,

Senso da culturalidade, através de uma perspectiva inter, multi e transcultural,

O senso de transformação, ponto-chave na estrutura educacional,

Senso de integridade,

O senso de respeito pela cidadania,

Senso de mudança,

Nosso senso de consciência,

Senso das ideias,

Senso de oportunidade,

O senso de responsabilidade,

Senso de sinergia,

Senso da criatividade,

Senso de inovatividade e da inovação disruptiva,

Senso de inteligência,

Senso de avaliação e mensuração,

O senso da alma e da paixão,

Nosso senso de coerência, não só entre o discurso e a ação, mas principalmente, entre a teoria e a prática e entre o presente e o futuro.

E, finalmente, precisamos renovar nosso senso de ação… e agirmos agora!

Sobre isso, muitas vezes me questiono sobre quem somos nós neste processo? Qual é o nosso papel na concepção da educação transformadora do futuro?

Como resposta, prefiro acreditar que podemos encorajar a AÇÃO inspiradora para transformação da sociedade. Tudo para que não percamos o senso de urgência.

Como líderes de escolas de negócios, isso é o que estamos fazendo ao renovar nosso compromisso com os Princípios da Educação Executiva Responsável, o PRME da ONU. Somos responsáveis por traduzir a teoria em prática e inspirar um novo modelo de educação focado no futuro, mas construído hoje!

*Artigo escrito por Norman de Paula Arruda Filho, presidente do ISAE/FGV e do Capítulo Brasileiro do PRME. O ISAE/FGV é uma instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

 

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