Discurso proferido no painel Highest executive section: What do the SDGs means for us. Challenges and Opportunities in Implementing a Responsible Management Paradigm em evento comemorativo dos dez anos do PRME em Nova York. PRME GLOBAL FORUM 18.07.17
É um grande prazer para mim compartilhar algumas expectativas que tenho para reforçar o compromisso das escolas de negócios com a educação executiva responsável e discutir o grande desafio da educação do futuro.
Eu acredito que, para responder a esse desafio, devemos considerar as várias mudanças que o mundo vem atravessando hoje, e para isso, revisarmos a missão e a estratégia das nossas escolas.
A escola regular precisa ser repensada, reinventada e recriada para implementar o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e fomentar uma nova mentalidade em nosso corpo docente focada em alcançar nossos clientes, parceiros, estudantes e o mercado como um todo.
Para evoluirmos em direção à educação do futuro é necessário rever nossos sensos, como:
O senso de urgência,
Senso de prioridade e de saber priorizar nossas prioridades,
O senso de emergência,
O senso de propósito,
O senso do consenso, mas o consenso criado a partir do dissenso,
Senso de comunicação com diferentes públicos,
O senso da diversidade,
Senso da culturalidade, através de uma perspectiva inter, multi e transcultural,
O senso de transformação, ponto-chave na estrutura educacional,
Senso de integridade,
O senso de respeito pela cidadania,
Senso de mudança,
Nosso senso de consciência,
Senso das ideias,
Senso de oportunidade,
O senso de responsabilidade,
Senso de sinergia,
Senso da criatividade,
Senso de inovatividade e da inovação disruptiva,
Senso de inteligência,
Senso de avaliação e mensuração,
O senso da alma e da paixão,
Nosso senso de coerência, não só entre o discurso e a ação, mas principalmente, entre a teoria e a prática e entre o presente e o futuro.
E, finalmente, precisamos renovar nosso senso de ação… e agirmos agora!
Sobre isso, muitas vezes me questiono sobre quem somos nós neste processo? Qual é o nosso papel na concepção da educação transformadora do futuro?
Como resposta, prefiro acreditar que podemos encorajar a AÇÃO inspiradora para transformação da sociedade. Tudo para que não percamos o senso de urgência.
Como líderes de escolas de negócios, isso é o que estamos fazendo ao renovar nosso compromisso com os Princípios da Educação Executiva Responsável, o PRME da ONU. Somos responsáveis por traduzir a teoria em prática e inspirar um novo modelo de educação focado no futuro, mas construído hoje!
*Artigo escrito por Norman de Paula Arruda Filho, presidente do ISAE/FGV e do Capítulo Brasileiro do PRME. O ISAE/FGV é uma instituição parceira do Instituto GRPCOM.
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