Como nos diferenciar profissionalmente e tornar nosso currículo mais atraente? Esta é uma pergunta que muitos se fazem na hora de elaborar um currículo profissional. Em uma época onde as pessoas têm a mesma formação e conhecimentos técnicos, o que fazer para nos destacarmos na multidão?
O voluntariado pode ser uma ótima alternativa, além de todos os benefícios trazidos por esta prática, ele ainda pode nos auxiliar na conquista daquele espaço profissional tão sonhado. O trabalho voluntário é um diferencial em muitos processos seletivos e também de intercâmbio.
E qual seria a razão para o voluntariado ser o diferencial na hora de escolha entre um e outro candidato? Pessoas que fazem esse trabalho são mais engajadas, sabem trabalhar em equipe, convivem bem com as diferenças, são mais comunicativas e proativas, sabem tomar decisões voltadas ao grupo e tem uma maior capacidade de empatia. Todos esses fatores são bem vistos pelas empresas, e se tornam um diferencial quando os candidatos possuem um mesmo nível tanto de qualificações quanto de experiências.
Então, se você já faz algum trabalho voluntário use esta informação para abrilhantar ainda mais o seu currículo. E se ainda não faz, fica o convite para iniciar essa prática que contribui para nossa saúde física, mental e que também pode nos dar aquele empurrãozinho na hora de conquistar aquela vaga que está sendo ofertada.
*Viviana Christina do Prado trabalha como Educadora Social no CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter: @InstitutoGRPCOM
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS