Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

O vestidinho vermelho

(Foto: Acervo) (Foto: )
(Foto: Acervo)

(Foto: Acervo)

A cada dia o número de pessoas que buscam a palestra do CAV é surpreendentemente maior. Acredito que muito se deve à situação política e econômica em que vivemos no Brasil, que faz com que nos sintamos tão incomodados que queremos fazer alguma coisa. E esta é realmente a principal pergunta dessas pessoas: Quero fazer algo para mudar o mundo, como faço para ser voluntário?

A palestra do CAV dura entre 1h e 1h30 e é toda recheada de informações e conceitos para conseguir responder essa pergunta. Mas tem uma história curtinha que aprendi em uma dessas palestras que pode ajudar esclarecer essa questão aqui mesmo.

“Havia uma menina muito simples que um dia ganhou um vestidinho vermelho. O nome dela era Aurora e naquele dia ela chegou em casa muito feliz gritando e mostrando o lindo presente para a mãe. A mãe muito sensível ficou impressionada com a beleza do vestido e quando foram guardar no guarda roupa ficou incomodada: ‘Aurora, esse vestido é muito bonito para ficar nesse guarda roupa sujo, bagunçado e todo quebrado. Vamos arrumar o guarda-roupa!’ E assim fizeram. Pediram a ajuda do vizinho para consertar as portas, lixaram, pintaram, dobraram e reorganizaram todas as roupas. Ficou realmente incrível!

Foi aí que sentiram o segundo incômodo: ‘Esse guarda roupa ficou tão lindo que não combina mais com esse quarto cheio de entulho, com as paredes sujas e rabiscadas, com a cama quebrada…. Vamos arrumar esse quarto!’ E assim fizeram. Em apenas 2 dias aquele quarto foi totalmente transformado. A cama ficou novinha, as paredes todas pintadas e mesmo sendo um quarto pequeno ficou muito acolhedor e aconchegante. E então, sentiram-se incomodadas novamente: ‘Xiii, esse quarto não combina mais com o resto da casa. Vamos arrumar a casa!’ E em alguns dias de trabalho intenso, cansaço e dedicação a casa foi toda transformada. Ficou tão limpa, organizada, colorida, o jardim com as flores podadas e um caminho de pedrinhas que iam até o portão. Os vizinhos ficaram muito surpresos e finalmente incomodados: ´Essa casa ficou tão bonita que não combina mais com a nossa rua. Vamos arrumar nossas casas também!´”

E então, o que é seu “vestidinho vermelho”? O que está precisando ser arrumado, melhorado e transformado em sua vida para combinar com o mundo que você quer?

Ser voluntário é assumir uma postura de mudança própria, de olhar para si, suas próprias ações. É ter vontade de fazer diferente e colocar essa vontade em todas as suas práticas, decisões e ações diárias.

As instituições sociais precisam de sua ajuda? Com certeza! Mas a real transformação começa em nós mesmos.

Os incomodados que mudem o mundo!

*Artigo escrito por Alcione Andrade, voluntária do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook:InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

Use este espaço apenas para a comunicação de erros