Fala-se tanto em reciclagem, mas será que as pessoas também são críticas com práticas dentro de casa? Porque tal ação também vale para pequenas atividades, como a reciclagem de óleo de cozinha. Embora esteja inserido em nosso cotidiano, os números são assustadores: o brasileiro consome 15 litros de óleo de cozinha ao ano, o que é altamente prejudicial ao meio ambiente quando descartado incorretamente.
É comum o descarte de óleo em pias, terrenos abandonados e no próprio lixo. Quando o óleo é jogado indevidamente, faz com que encanamentos fiquem entupidos e a solução é usar produtos altamente tóxicos. Se não há rede de tratamento de esgoto na cidade, esses produtos afetam os lençóis de água. E na segunda hipótese, quando descartado em terrenos ou lixos, afetam o solo. E então, o que fazer?
Em Guarapuava existe a empresa SOS Óleo Vegetal que recicla o óleo e promove um trabalho de conscientização da população em escolas, universidades, associações de bairros e diversos restaurantes. Além de Guarapuava, ela atua em outros municípios como Campo Mourão, Dois vizinhos, Ponta Grossa, Pato Branco e Telêmaco Borba. O destino desse óleo coletado é para empresas licenciadas pelos órgãos responsáveis, que geram o biodiesel e óleo biodegradável.
Conscientizar as pessoas para o descarte correto do óleo deveria ser cotidiano, pois isso é exercer a cidadania e respeitar o meio ambiente que vivemos.
Assista a matéria do Jornal Hoje sobre estragos ao meio ambiente, acesse esse link.
*Artigo escrito por Carine Grosko, colaboradora do Instituto GRPCOM em Guarapuava
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião