Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Giro Sustentável

Giro Sustentável

Organização na gestão de voluntários

Ouça este conteúdo

Imagine uma empresa em que ninguém “bate ponto”, em que não há qualquer tipo de registro de quantas horas cada funcionário dedicou ao trabalho e ninguém sabe se está precisando dedicar mais tempo às suas atividades ou se sobrecarregando de horas extras. Seria um caos, não é mesmo? Pode parecer óbvio que registrar e organizar esses dados é essencial, mas muitas organizações do terceiro setor não fazem isso. Felizmente, algumas OSC percebem desde cedo que não é possível levar projetos adiante dessa forma.

A Sociedade Filantrópica Semear, de Medianeira-PR, criada em 2005, atende 230 crianças e adolescentes do bairro Belo Horizonte e tem por objetivo incentivá-los a se envolverem com atividades artísticas, intelectuais e esportivas. A OSC surgiu com o propósito de afastar esses jovens do mundo das drogas, infelizmente tão presente na região. Para isso, a Semear oferece oficinas de esporte, dança, artesanato, incentivo à leitura, informática, canto e música, entre outras categorias. E os resultados são perceptíveis: 100% do público atendido está matriculado e frequentando o ensino regular. Além disso, adolescentes e jovens são inseridos no mercado de trabalho como aprendizes, tanto em empresas privadas quanto nas prefeituras dos municípios da região do Oeste do Paraná.

Ao longo dos anos, a OSC criou parcerias, iniciou projetos, convênios e fomentos. Além do Serviço do Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que oferece as oficinas, a Semear desenvolver o projeto Salão de Beleza Spabelle, onde realiza atendimentos de cuidado com os cabelos, para melhorar a autoestima dos jovens (que nem sempre têm acesso a esse tipo de serviço). Outra iniciativa que merece destaque é o Projeto Preservando a Vida (PPV), que dá destaque a prevenção e conscientização de temas como a depressão e automutilação, tão presentes na vida dos adolescentes.

Desde o início, a OSC percebeu a necessidade de criar um sistema de organização para registrar o tempo de dedicação de seus voluntários e colaboradores. A solução encontrada foi simples e eficaz: uma planilha que reuniu todos os dados necessários em um só lugar. Essa iniciativa, que a princípio parece tão singela, foi essencial para a gestão da organização e garantiu à Semear o Prêmio Impulso em 2019, na categoria Gestão de Voluntários.

Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook e Instagram.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.