| Foto:

O papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) é a espécie de papagaio mais conhecida no Brasil. Sua habilidade de imitar a fala humana é o motivo da fama e também o que faz dela a maior vítima do tráfico de animais. O comércio ilegal dessa ave silvestre é estimulado pelo grande número de pessoas que compra papagaios-verdadeiros, retirados da natureza ainda filhotes Para informar e sensibilizar sobre a importância de manter essas aves na natureza, o Programa Papagaios do Brasil acaba de lançar o primeiro gibi de uma série de histórias em quadrinhos sobre os papagaios dos biomas Mata Atlântica e Pantanal. A filhote de papagaio-verdadeiro Glauci é a personagem principal da primeira história.

CARREGANDO :)

O Programa Papagaios do Brasil é uma iniciativa da SPVS alinhada ao Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação dos Papagaios, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), Fundação Neotrópica do Brasil, Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e Parque das Aves, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Publicidade

O objetivo do Programa é integrar projetos de conservação de papagaios e contribuir com a execução do PAN Papagaios. Além do papagaio-verdadeiro, outras cinco espécies fazem parte do PAN Papagaios: papagaio-charão (Amazona pretrei), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) e papagaio-moleiro (Amazona farinosa), que também ganharão suas próprias histórias em quadrinhos. As espécies habitam diferentes regiões do país, mas sofrem com ameaças semelhantes. Além do tráfico de animais, a redução das áreas naturais onde essas aves vivem é outro grande desafio dos pesquisadores que trabalham para proteger as espécies.

 

Projeto Papagaio-verdadeiro

Para conservar a espécie e seu habitat natural, o Projeto Papagaio-verdadeiro pesquisa e monitora essas aves desde 1997. O projeto foi criado pela pesquisadora Gláucia Seixas, na qual foi inspirada a personagem Glauci da história em quadrinhos. Gláucia e sua equipe acompanham os ninhos e o desenvolvimento dos filhotes até o voo, realizam contagens da população nos locais de abrigo e monitoram espécies vegetais utilizadas como alimento pelos papagaios. Além de atuar diretamente no combate ao tráfico dos papagaios e promover atividades de educação e sensibilização com crianças, moradores do entorno de áreas naturais e turistas (www.papagaioverdadeiro.org.br).

*Artigo escrito pela equipe da OSC Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS, parceira do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.

Publicidade

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom