Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Programa paranaense é destaque na Rio+20


O último dia da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 contou com o lançamento do estudo de caso realizado pelo Instituto Superior de Administração e economia – ISAE – sobre o Programa Cultivando Água Boa (CAB), da Itaipu Binacional. A publicação apresenta uma abordagem crítica de uma Escola de Negócios, sobre o principal programa da maior hidrelétrica do mundo na área da sustentabilidade. O levantamento foi realizado a partir de uma detalhada busca de informações, por meio de visitas à região, entrevistas com gestores e população impactada, além de pesquisa documental em mídias impressas, relatórios institucionais, internet, entre outras fontes.

O lançamento foi feito durante a manhã do dia 22 de junho, na Cúpula Dos Povos, localizada no Aterro do Flamengo. Além disso, o estudo de caso foi entregue ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Programa Cultivando Água Boa foi desenhado para ser um representante de um novo paradigma estratégico da Itaipu Binacional, tendo como inspiração diversos movimentos globais na área de sustentabilidade, como os Objetivos do Milênio e Agenda 21. O Projeto atua nos 29 municípios, que compõem a margem brasileira da represa que abastece a hidrelétrica, e é composto por 20 programas desenvolvidos com foco socioambiental, relacionados à conservação dos recursos naturais e, sobretudo, do maior insumo de Itaipu para a geração de energia, a água.

Com a criação do CAB, as Prefeituras dos 29 municípios passaram a incorporar boas práticas ambientais e sociais em seus planejamentos, transcendendo ações do programa para a área pública. Além disso, ele tem na educação um de seus fatores chave, fazendo com que as próximas gerações deem continuidade ao processo.

*Artigo escrito pela equipe do ISAE/FGV, instituição parceira do Instituto GRPCOM

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.