E quem não tem eletricidade, faz luz com garrafas pet!

CARREGANDO :)

Foi isso que aconteceu na cidade de Uberaba-MG, quando em pleno apagão um mecânico percebeu que poderia escapar da escuridão pendurando garrafas plásticas cheias de água no telhado da oficina.

Alfredo Moser, criador da técnica, fala como a sua engenhoca é simples de ser feita: “É uma garrafa PET de dois litros, com água limpa, duas tampinhas de água sanitária e um potinho de filme de máquina fotográfica para proteger do sol, para não estragar a tampa”, ensina.

Publicidade

Simples, barato, sustentável e econômico. Quem usa afirma que não tem desvantagem nenhuma: não precisa de manuntenção e ainda acende e apaga sozinho!

E engana-se quem pensa que por ser artesanal, a luz vinda dos litros é menos potente. Na matéria especial exibida pelo Globo Repórter em 2007, um pesquisador mediu a intensidade da luz e garante que os litros de luz equivalem a uma lâmpada de 40 a 60 watts de potência.

Ficou curioso pra saber como a “mágica” acontece? Assista ao vídeo abaixo que mostra com detalhes a ideia do mecânico Alfredo Moser e que se espalhou pela cidade!

E você, já teve uma ideia criativa que seja sustentável? Conte para a gente!

Publicidade

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.