Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Recicle o óleo de cozinha da sua casa!

Angel Salgado/Gazeta do Povo
Adriana Duarte, de Guaratuba, mostra a fabricação do sabão a partir do óleo de cozinha: iniciativa está rendendo frutos.

Você sabia que 1 litro de óleo de cozinha pode contaminar mais de 1 milhão de litros de água? Reportagens recentes da RPCTV e da Gazeta do Povo mostram que, com conscientização e mobilização, é possível evitar esse tipo de poluição ambiental e, de quebra, contribuir para a geração de renda.

Em Campo Largo, um projeto da prefeitura recolhe o óleo usado nas casas e o encaminha para instituições beneficentes venderem para uma empresa que usa o produto na fabricação de lubrificantes biodegradáveis. São 15 pontos de coleta espalhados pela cidade – e uma ajuda significativa tanto para a natureza quanto para o trabalho das ONGs cadastradas no projeto. Assista aqui à reportagem de Luis Felipe Silveira e Marcelo Rocha, que foi ao ar no Paraná TV e que cita também o exemplo de Curitiba, onde o óleo de cozinha pode ser entregue em caminhões que passam nos terminais de ônibus da cidade.

No litoral, um projeto desenvolvido em parceria entre a Associação de Apicultores do Litoral e a Casa do Sabão, tem incentivado a população de Guaratuba a armazenar o óleo e a transformá-lo em sabão, o que resulta em uma renda de até R$ 2 mil em vendas por mês. De acordo com a reportagem de Angel Salgado, da Gazeta do Povo, a renda ainda não cobre os custos, mas o benefício principal tem sido mesmo a preservação dos rios e da baía de Guaratuba. Somente no mês de junho, 700 litros de óleo haviam sido doados para o projeto – número que tende a aumentar com a divulgação da iniciativa.

No vídeo abaixo, do programa Nordeste Viver e Preservar, há mais informações sobre os benefícios de se cuidar com a reciclagem do óleo de cozinha:

E para quem quiser, há uma receita simples para produzir o sabão em casa (fonte: http://nutricy.com):

Ingredientes:
– 5 litros de óleo de cozinha usado;
– 2 litros de água;
– 200 mililitros de amaciante;
– 1 quilo de soda cáustica em escama.

Procedimento:
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

**Ajude-nos a saber sua opinião sobre o blog Giro Sustentável. Clique aqui e responda a nossa pesquisa de percepção.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros