Você sabia que 1 litro de óleo de cozinha pode contaminar mais de 1 milhão de litros de água? Reportagens recentes da RPCTV e da Gazeta do Povo mostram que, com conscientização e mobilização, é possível evitar esse tipo de poluição ambiental e, de quebra, contribuir para a geração de renda.
Em Campo Largo, um projeto da prefeitura recolhe o óleo usado nas casas e o encaminha para instituições beneficentes venderem para uma empresa que usa o produto na fabricação de lubrificantes biodegradáveis. São 15 pontos de coleta espalhados pela cidade – e uma ajuda significativa tanto para a natureza quanto para o trabalho das ONGs cadastradas no projeto. Assista aqui à reportagem de Luis Felipe Silveira e Marcelo Rocha, que foi ao ar no Paraná TV e que cita também o exemplo de Curitiba, onde o óleo de cozinha pode ser entregue em caminhões que passam nos terminais de ônibus da cidade.
No litoral, um projeto desenvolvido em parceria entre a Associação de Apicultores do Litoral e a Casa do Sabão, tem incentivado a população de Guaratuba a armazenar o óleo e a transformá-lo em sabão, o que resulta em uma renda de até R$ 2 mil em vendas por mês. De acordo com a reportagem de Angel Salgado, da Gazeta do Povo, a renda ainda não cobre os custos, mas o benefício principal tem sido mesmo a preservação dos rios e da baía de Guaratuba. Somente no mês de junho, 700 litros de óleo haviam sido doados para o projeto – número que tende a aumentar com a divulgação da iniciativa.
No vídeo abaixo, do programa Nordeste Viver e Preservar, há mais informações sobre os benefícios de se cuidar com a reciclagem do óleo de cozinha:
E para quem quiser, há uma receita simples para produzir o sabão em casa (fonte: http://nutricy.com):
Ingredientes:
– 5 litros de óleo de cozinha usado;
– 2 litros de água;
– 200 mililitros de amaciante;
– 1 quilo de soda cáustica em escama.
Procedimento:
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
**Ajude-nos a saber sua opinião sobre o blog Giro Sustentável. Clique aqui e responda a nossa pesquisa de percepção.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS