Imagem: CAV - Selo Voluntariado Transfomador| Foto:
CARREGANDO :)

Cada um de nós tem seu combustível para colocar em prática seus sonhos. Podemos dizer que as pessoas gostam de fazer parte de algum grupo, buscam melhorar sua atuação (social, profissional ou familiar) e ser reconhecida. Assumimos diversos papéis no mundo: pai, mãe, filho, amigo, empresário, empregado, vizinho, colega, ouvinte, cidadão… e quando tomamos uma atitude, sempre é bom receber um feedback para que possamos evoluir ou para continuarmos a fazer o que fazemos de melhor.

Mesmo sendo tão importantes estas conversas construtivas, é possível perceber que a cultura do negativo, do falar mal, do depreciativo faz parte da vida e da interação entre as pessoas. Você já se viu fazendo ou percebendo isto nos outros?

Publicidade

Que tal mudarmos nossos olhares para o bom? Perceba as suas qualidades e das pessoas com quem você convive. Não que elas não tenham pontos a melhorar, mas observe o positivo e diga para si ou para elas. Valorizando mudamos a qualidade da interação e só fazendo e reconhecendo é que podemos inspirar outras pessoas a terem atitudes transformadoras.

Este é um convite para mudar o foco da atenção negativa, para a atenção positiva. Ver o mundo por meio desta lente. E o voluntariado pode ajudar a ver assim.

Para ajudar este movimento é que o CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba está lançando o Selo Voluntário Transformador! Uma forma de reconhecer e valorizar cada voluntário e voluntária que atua em alguma entidade social de Curitiba e região metropolitana.

Se inscrever ou sugerir para que alguém que você conhece se inscreva é uma maneira de dizer: você faz coisas boas pelo mundo, continue! O site www.voluntariotransformador.org.br explica como fazer parte desta corrente. É tempo de valorizar!

 

Publicidade

*Artigo escrito por Aline Vonsovicz, jornalista voluntária do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom.