Você já deve ter ouvido a expressão popular “quem não se comunica, se trumbica”. Pode parecer inimaginável, mas na era digital em que vivemos muitas organizações sociais não fazem bom uso da tecnologia. A falta de conteúdo esclarecedor e as poucas atualizações sem confirmação de fonte ou com erros de português assassinam a tecnologia e a imagem da própria ONG.
Quem assume este papel na ONG na maioria das vezes é o voluntário, que mesmo não desempenhando uma atividade voluntária nesta área, é gerador de conteúdo, pois compartilha com seus contatos e em suas redes sociais suas atividades, é um disseminador de informações, contribuindo com a comunicação e o marketing da instituição.
As instituições que aproveitam os recursos digitais para se comunicar, usam e abusam da internet bem como de suas plataformas free de divulgação, e são transparentes em relação ao que divulgam, saem na frente, tem mais chances de conseguir boas captações financeiras, novos apoiadores e novos voluntários para contribuir com suas atividades.
Mesmo com poucos recursos no terceiro setor, com determinação é possível ter uma boa comunicação digital. Para José Avando, diretor geral da ATN – Associação Telecentro de Informações e Negócios, o uso da tecnologia pelas entidades sociais ainda é pouco significativa. “No Brasil, a maioria das ONGs sequer possui um site, o que em termos de tecnologia é um dos pré-requisitos básicos para dar visibilidade. Estamos entrando na era do Cloud Computing (computação em nuvem) e há muita coisa interessante que as ONGs poderiam implementar, muitas delas totalmente gratuitas”.
Entre os recursos digitais free, encontramos recursos de adesão a e-mails para troca de documentos e blogs para publicação de conteúdos da instituição, além da participação nas redes sociais. Mas o que muitas instituições não sabem é que podem obter licenças de programas gratuitamente, como por exemplo, através do Programa de Doação de Tecnologia TechSoup Brasil, uma iniciativa da ATN – Associação Telecentro de Informações e Negócios, que conta com parceiros como a Microsoft, Symantec e SAP, que disponibilizam seus produtos para doação por meio do programa.
Pensando em disseminar esse tipo de informação entre as instituições do terceiro setor do Paraná, acontecerá no dia 10 de abril o evento CONEXÃO DIGITAL PARANÁ – Sustentabilidade e Geração de Renda Aliadas às Novas Tecnologias. O evento está sendo promovido pela ATN – Associação Telecentro de Informações e Negócios, Microsoft, Centro de Ação Voluntária de Curitiba – CAV e Instituto GRPCOM, e tem o objetivo de discutir sobre soluções em tecnologia que visam à melhoria do desempenho das organizações sociais. As inscrições já estão abertas, mas as vagas são limitadas, portanto, se você deseja saber mais sobre como aproveitar os recursos digitais para contribuir com a organização social em que atua, faça a sua inscrição e aproveite o mundo digital que está a disposição do terceiro setor!
*Artigo escrito com a colaboração de Aline Vonsovicz, jornalista voluntária do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom.