Chegamos à reta final de campanha para as Eleições 2014. Essa é a última semana antes do primeiro turno! E como a história se repete, é nesse período que o sensacionalismo fica mais evidente. Afinal, para garantir suas posições, os candidatos partem para cima do eleitor, sem dó nem piedade.
É, portanto, o momento de ficarmos ainda mais atentos, principalmente para as informações que chegarem até nós pelas redes sociais. Por serem canais que permitem uma divulgação mais abrangente e rápida, serão os ‘queridinhos’ na hora de disparar boatos e coisas ‘cabeludas’ sobre os candidatos concorrentes. E sabe quem ajuda a disseminar tudo isso na rede? Nós mesmos quando curtimos um conteúdo ou compartilhamos um post em nossa página.
Se queremos fazer a diferença nessas eleições e provar que estamos sim mais conscientes, é hora de não compactuar com a falta de ética e mudar nosso comportamento nas redes sociais. Sempre que sentir vontade de compartilhar um conteúdo sem ter checado a informação antes, imagine-se tendo comportamento semelhante na ‘vida real’: quando você compartilha um post que denigre a imagem de uma pessoa, é como se algum estranho lhe desse um cartaz com o mesmo conteúdo e você saísse andando pelas ruas desfilando o material. Já pensou quantas pessoas passarão por você durante a caminhada e levarão a sério as informações que está compartilhando?
É exatamente isso que acontece no ‘mundo virtual’ quando replicamos alguma coisa. Impactamos nossos amigos, familiares, colegas de trabalho e uma rede de pessoas que nem conhecemos pessoalmente, mas que muitas vezes só estarão vendo aquele post porque ele foi ganhando destaque pelo número de curtidas e compartilhamentos de cada um de nós.
Durante toda essa semana, a fanpage do Instituto GRPCOM dará dicas de como ser um eleitor consciente no ‘mundo virtual’, por meio da campanha “Minha curtida vale ouro”. Vale a pena acompanhar, curtir e, se gostar, compartilhar. Nosso envolvimento nas redes sociais é valioso e se uma curtida vale ouro, nessas eleições elas valem o futuro da nossa sociedade!
*Escrito por Christiane Kremer, colaboradora do Instituto GRPCOM em Curitiba.
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter @InstitutoGRPCOM