Em meio ao caos do trânsito das grandes cidades, ou mesmo nas regiões menos populosas, a bicicleta é o primeiro veículo que vem à mente quando falamos em transporte ecologicamente correto. E graças à invenção do artista plástico uruguaio Juan Muzzi, já é possível contribuir ainda mais para a preservação do meio ambiente.
Com a bicicleta feita de garrafas PET, cerca de 200 unidades deixam de ir para aterros sanitários e se transformam no “quadro” da bike. A grande vantagem é que ela traz todos os benefícios dos modelos convencionais, com a diferença de ser mais barata e resistente, não enferrujar, ser mais leve, ter amortecimento natural e ainda ser completamente reciclável.
Além das garrafas, em breve outros materiais à base de resinas plásticas, como para-choques de carros e embalagens de xampu poderão ser utilizados na fabricação. A meta do inventor é produzir 132 mil unidades por ano, reciclando assim 15,8 milhões de garrafas.
Por enquanto, a Muzzicycle, como a bicicleta é chamada, está sendo confeccionada por encomendas em São Paulo e já há 2,5 mil pessoas na fila de espera. Ao todo, são três modelos diferentes e os preços variam de R$ 250 a R$ 3 mil. E o preço ficar menor se o interessado levar suas próprias garrafas!
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião