| Foto:
CARREGANDO :)

Falta menos de uma semana para o Carnaval e você já definiu seu destino de viagem? Se a intenção for ficar longe da folia e também fugir da rotina, uma alternativa de turismo pelo litoral Norte do Paraná pode surpreender e agradar. A dica é conhecer a região da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba.

A Cooperguará (Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba) reúne 21 pequenos empreendedores que oferecem roteiros de Ecoturismo de Base Comunitária que possibilitam o contato com as riquezas naturais do ambiente e troca de experiências, além do contato com culturas e culinárias locais.

Publicidade

São diferentes opções de roteiros, com trilhas de graus diversos de dificuldades (de leve à moderada), todas aliando os atrativos turísticos da APA com os serviços da cooperativa.

A intenção da Cooperguará é promover e organizar o ecoturismo por meio de roteiros que gerem renda para as comunidades, mas também preservem a natureza. Mais do que apreciar a flora e a fauna da região, o roteiro permite ao turista emergir na cultura, representada principalmente pelo fandango, artesanato e gastronomia. Aos amantes de esporte, a Cooperativa tem espaço para a prática de atividades físicas, como caminhadas, por exemplo.

A cooperativa divide-se em diferentes núcleos – município de Guaraqueçaba, Ilha do Superagui, Tagaçaba-Potinga e Antonina – e conta com diferentes empreendedores locais, como pequenos produtores rurais, condutores locais, artesãos e meliponicultores (criadores de abelhas nativas sem ferrão). A área também apresenta pousadas, campings, lanchonetes e restaurantes com comidas típicas de dar água na boca.

O visitante que optar pelo roteiro de três dias, por exemplo, poderá conhecer a meliponicultura em Antonina ou fazer uma pausa para experimentar o peixe na folha de bananeira, prato típico da culinária caiçara. Depois de saborear a culinária local, pode seguir viagem para passar pelas comunidades de Potinga e Serra Negra.

Você sabia?
A Cooperguará vem ganhando destaque nacional e internacional. Em abril de 2012 participou de uma feira de consumo consciente em Milão, na Itália, e é a única instituição de Guaraqueçaba cadastrada no Ministério do Turismo a ter seu nome citado na publicação “Guia do Litoral do Paraná 2012”.

Publicidade

*Artigo escrito pela equipe da ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.