Não é de hoje que o transporte coletivo é alvo de reclamações por parte dos usuários. Lotação e atrasos tiram a paciência de quem precisa do ônibus para ir e vir. O curioso é que, apesar das constantes reclamações “de boca”, a maioria dos usuários não formaliza o seu protesto. Muitos preferem abandonar o transporte coletivo e andar de carro, tumultuando ainda mais o trânsito, que já é caótico. E dá-lhe mais reclamações.
Mas você já parou pra pensar nas soluções para esses problemas? Uma delas é verificar e cobrar se o candidato que você escolheu na última eleição está fazendo algo a respeito, afinal você deu um voto de confiança e tem o direito de ver resultados concretos. Outra forma de participar é exercer a cidadania de forma ativa. Você já se informou sobre grupos da sociedade civil que se unem para reivindicar melhorias?
Atualmente nem é preciso sair de casa para protestar. Pela Internet, os chamados webcidadãos utilizam a força das redes sociais para mobilizar as pessoas e exigir mudanças. Sites como o Movimento Nossa São Paulo incentivam a participação dos que lá residem para propor ações de melhoria nas áreas de educação, meio ambiente, segurança, lazer e cultura, trabalho, transporte, moradia, saúde e serviços.
Aqui, o movimento Bicicletada Curitiba é um bom exemplo. O grupo de pessoas ligado a ele exige mudanças na infra-estrutura da cidade que beneficiem os adeptos da bicicleta como meio de transporte não-poluente. E você conhece outra iniciativa popular? Tem uma experiência para contar? Então compartilhe. Assim todos ganham: você, a cidade e o planeta.
– Quer saber mais sobre sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto RPC também no twitter.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS