A falta de recursos faz com que muitas iniciativas de cunho social enfrentem dificuldades em atingir seus objetivos. Pensando nisso, o Instituto RPC mantém há quase cinco meses um canal de serviços gratuitos destinado a aprimorar a gestão das entidades do Terceiro Setor do Paraná, o projeto Serviços e Cidadania .
Durante esse período, já se cadastraram mais de oitenta organizações sem fins lucrativos, sendo 68 de Curitiba e Região; e diversas empresas – instituições de ensino superior, agências de publicidade, consultorias, entidades de classe – e profissionais liberais se dispuseram a oferecer seus serviços, gratuitamente, para atender às demandas das ONGs nas áreas de gestão e de comunicação.
Com essa iniciativa, o Grupo RPC visa contribuir para a sustentabilidade das organizações do terceiro setor, ao mesmo tempo em que dissemina a cultura de responsabilidade social no Paraná. Mas como funciona esse processo? Como participar?
Todas as informações estão no site: para ter acesso aos serviços, as ONGs devem fazer o cadastro, assinar um termo de compromisso e enviar a documentação necessária (termo, estatuto social e ata da última eleição da diretoria) para o Instituto RPC. Uma vez cadastradas, as entidades podem demandar os serviços oferecidos gratuitamente pelos parceiros que aderiram ao projeto. Cada instituição pode demandar até dois atendimentos ao ano (não simultâneos), mas é a equipe do Instituto RPC que indica o prestador de serviços, conforme a disponibilidade de cada parceiro. Estes, por sua vez, devem se comprometer a oferecer no mínimo dois serviços por ano.
Ou seja: está sendo criada uma rede de solidariedade entre instituições que comprovadamente cumprem papel social importante; e empresas e pessoas que entendam a importância da Responsabilidade Social.
Abelhinhas são as primeiras a se beneficiar
O Serviços e Cidadania pressupõe um processo gradativo, mas que já começa a ter seus primeiros resultados: no próximo dia 12, Dia das Crianças, está programado o lançamento do site do Centro de Educação Infantil Colmeia’s, da Associação das Abelhinhas de Santa Rita de Cássia, que foi desenvolvido pela Sorttie Soluções Criativas.
A página na internet é simples e funcional, mas cumpre o objetivo pensado pela diretora da escola, Cátia Jede, de ampliar o alcance da instituição que foi criada na década de 60 e que hoje atende 150 crianças em período integral com alimentação, atendimento pedagógico e contraturno escolar. “Ainda não tínhamos um veículo próprio de comunicação de massa”, conta ela.
Para Juliana Ceccatto, sócia-diretora da Sorttie, o trabalho foi muito relevante: “Estamos orgulhosos de participar deste projeto, principalmente porque vemos na internet um grande potencial de ampliação de doações, prestação de serviços a comunidade por conta da exposição da marca online”.
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