Você já ouviu falar em aquaponia? Aquaponia é o cultivo de plantas com a criação de peixes, num sistema cíclico em que as plantas e os peixes são beneficiados. Por isso e uma das formas de cultivo mais sustentáveis que existem e já é bastante utilizada por entusiastas na Austrália, Estados Unidos e Reino Unido. Os dejetos dos peixes são transformados por bactérias fixadas nas raízes e no substrato – em nutrientes para as plantas, que os removem da água e a devolvem limpa para os peixes. Dessa forma, um ciclo se estabelece, e é possível cultivar plantas e peixes saudáveis num mesmo espaço. Sem aditivos, pesticidas agrotóxicos ou venenos. Que tal começarmos essa moda também no Brasil?
Como funciona?
O sistema é bem simples. São necessários alguns tanques com peixes, vasos ou canaletas para as plantas, um filtro de resíduos sólidos e uma bomba para fazer tudo funcionar. A água fica sempre rodando nesse sistema, garantindo que haja bastante movimentação e oxigenação para os peixes e seja água fresca e renovada para as plantas. Assim se estabelece uma contínua fonte de alimento para as bactérias. A movimentação da água não pode parar nunca, bem como a filtragem de resíduos sólidos. Dependendo da potência dos filtros é possível colocar uma boa densidade de peixes e plantas num espaço reduzido.
Os benefícios da aquaponia
Com a integração desses sistemas de produção é possível reduzir o consumo de água, energia elétrica e insumos, além da produção de resíduos sólidos. Após alguns meses o sistema entra em um delicado equilíbrio, criando microorganismos benéficos para as plantas e os peixes, reduzindo a incidência de pragas e doenças. Além disso, esses alimentos são orgânicos e 100% saudáveis e seguros para o consumo logo após a colheita. Comercialmente falando, a aquaponia ainda é um pouco inviável devido ao conhecimento que é necessário para fazer a coisa toda funcionar. É preciso estabelecer um equilíbrio biológico no sistema e mantê-lo durante todas as colheitas, o que demanda uma manutenção intensiva, além de técnicos muito bem treinados.
Comece aquaponia na sua casa
Imagine as famílias, tanto na cidade como no campo, produzindo suas próprias verduras e também seus peixes. Um alimento orgânico, saudável, produzido em casa. Esse sonho é o que motiva os entusiastas da aquaponia a imaginar novas formas de fazê-la funcionar nas suas montagens caseiras. Assim como acontece na Austrália, o Brasil tem um clima muito favorável para a aquaponia, por isso podemos ser otimistas em imaginar em um futuro próximo cada vez mais pessoas com jardins aquapônicos no quintal de casa. O que você acha de ter verduras e temperos frescos no seu quintal, e ainda poder comer um peixe fresco de vez em quando? Então comece a fazer aquaponia na sua casa! Você pode conhecer mais sobre a aquaponia nos sites de algumas empresas e nas comunidades on-line especializadas, como o Backyard Aquaponics (Austrália), The Aquaponics Gardening Community (EUA), The Aquaponics Association (EUA) e outros.
*Artigo escrito por Cleber Alexandre, membro da Associação Mensa Brasil
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
Anistia e projetos do governo seguem na gaveta do Congresso após dois anos do 8 de janeiro
De volta ao debate: Cristina Graeml e sua luta pela verdade na reestreia do Falando Abertamente
Cerimônia de memória do 8/1 se transforma em ato político com gritos de “sem anistia”
Cantilena da liga STF-Lula sobre democracia é zombada nas redes
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS