Os painéis de debates acontecem nos dias 16 e 17 de agosto, no Auditório II da Fiep do Jardim Botânico, em Curitiba
O Seminário de Embalagens e Sustentabilidade pretende ser um espaço para a discussão de temas como: impactos no meio ambiente, papel da indústria e função do consumidor. O evento vai reunir representantes de empresas, da indústria, da cadeia de fornecedores, da sociedade civil, acadêmicos e a participação do consumidor. Serão discutidos métodos e formas de descarte corretos, modo de uso, inovações na indústria, além de apresentações de cases de sucesso, voltados às causas sustentáveis.
O Ministério do Meio Ambiente realizou uma pesquisa neste ano de 2017 e apontou que no Brasil um quinto do lixo é composto por embalagens, e 25 mil toneladas desses resíduos acabam dispensados em depósitos das cidades. Cerca de 80% desse material adquirido pelo consumidor é utilizado apenas uma vez. O descarte é inadequado fazendo com que os mesmos não sejam reutilizados de maneira consciente. Dessa forma acabam em aterros sanitários e lixões, ou seu processo de decomposição é finalizado no meio ambiente.
Diante do tema, algumas questões delicadas são levantadas: Por que mais embalagens podem significar menos impactos ambientais? Como embalagens influenciam a cadeia de consumo e por que aterrar pode fazer mais sentido que reciclar? Para o gerente de sustentabilidade da Bemis, Teddy Lalande, várias pesquisas trazem a discussão de volta para o campo da ciência e prometem mudar a sua visão. “Leigos geralmente restringem a problemática ambiental das embalagens a resíduos que devem ser reciclados. Sem base científica, deixam as emoções guiar o raciocínio, o que prejudica a causa, e esta simplificação é perigosa”.
Para o diretor-superintendente da Unilivre, Celso Romero Kloss, é importante promover uma discussão sobre um dos grandes problemas ambientais atuais ligados à poluição, que é o excesso de embalagens. Serão analisadas também, questões como a concepção desses produtos, o descarte, possíveis formas de reciclagem e os impactos para o planeta. “Queremos reunir esses profissionais a fim de debater a relação entre embalagens e sustentabilidade, o consumo consciente e avaliar os problemas para gerar soluções possíveis”, completa.
Outro palestrante confirmado para o evento, o doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Cláudio Sampaio, afirma que os temas sustentáveis abordados têm relevância na sociedade, mas aponta outras peculiaridades: “A intenção é proporcionar ao público uma visão geral do conceito de ciclo de vida do produto. Abordaremos as principais estratégias de redução de impactos ambientais relacionados a este ciclo, que os designers utilizam conforme o projeto que estão desenvolvendo”.
No primeiro dia de evento estão programados painéis de discussões para debates sobre os modos de uso, inovações da indústria, o envolvimento da cadeia de fornecedores e o papel do consumidor. No segundo dia alguns dos participantes abrirão espaço para apresentação de cases de sucesso e soluções sustentáveis.
Informações:
Local: Auditório II da Fiep
Endereço: Rua Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba – PR
CEP: 80215 -090
Telefone: 41 3254 3734
E-mail: tecnologia@unlivre.org.br
Acesse o link, confira nossos pacotes promocionais e faça sua inscrição pelo site: http://unilivre.org.br/event/ses2017/
*Artigo escrito por Fabiano Ferreira, jornalista, fotógrafo e assessor de comunicação pela (Unlivre) Universidade Livre do Meio Ambiente, parceiro voluntário do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.
**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS