• Carregando...
Você já elogiou seu voluntário hoje?
| Foto:
Divulgação

Tão importante quanto chamar novos voluntários para praticar boas ações é mantê-los atuantes no voluntariado. As opções são inúmeras, fáceis, difíceis, custosas ou não, com dedicação de tempo ou até mesmo numa conversa informal no corredor.

Uma das instituições que reconhece e valoriza seus voluntários é o Hospital do Trabalhador. Não apenas porque à sua frente está uma diretoria que respeita e acredita no voluntariado, mas sim, por conta dos princípios e valores de um hospital que recebe milhares de pessoas, todos os dias, em busca de uma chance de vida.

Tudo já começa pelo atendimento: independente da classe, cor, religião, SUS ou convênio, no hospital todos são recebidos pela mesma porta, nas mesmas instalações, com os mesmos cuidados. Os voluntários possuem um departamento específico dentro na instituição, um apoio a quem é voluntário ou quer começar uma boa ação.

Todos os anos, sem necessitar da regra “precisa ser no dia comemorado” a instituição organiza o “Selo do Voluntário” para reconhecer, um por um, os voluntários atuantes no ano anterior. A festa acontece em ‘casa’, no auditório do hospital e conta com a participação de todos.

No final do ano, o trabalho voluntário é reconhecido através de um balanço: “Quantos atendidos eu ajudei a salvar?”. A esfera social entra em campo, quebra barreiras e deixa de lado quesitos financeiros, políticos e pessoais.
Como instituições e empresas com programas de voluntariado podem reconhecer a atuação voluntária?

1)Organizar encontros para aproximar diretoria, departamentos, funcionários e voluntários da instituição;
2)Lembrar de datas como aniversário do voluntário, da instituição e datas comemorativas ao voluntariado, como dia do voluntário paranaense (27 de setembro), dia nacional do voluntário (28 de agosto) e dia internacional do voluntariado (05 de dezembro);
3)Buscar ser um coordenador dos voluntários dinâmico, motivador e, acima de tudo, que acredita no potencial do trabalho voluntário.
O bom andamento das ações depende do reconhecimento dos envolvidos.
Motive seus voluntários!

*Artigo escrito por Aline Vonsovicz, jornalista voluntária do CAV, instituição parceira do Instituto GRPCOM

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]