Você pode salvar o mundo. E você não precisa se mudar para um país distante para ajudar pessoas que sofrem com a fome ou com a guerra. Você não precisa trabalhar em um abrigo que acolhe os moradores de rua de sua cidade ou plantar uma floresta inteira.
Você não precisa doar o seu salário e nem deixar de ir ao cinema no final de semana porque tem alguém, em algum lugar, que não tem esse dinheiro nem para comprar comida.
Você pode salvar o mundo aí mesmo, onde você está agora, lendo este texto.
Porque o mundo não precisa apenas de grandes gestos. O mundo não precisa de super-heróis com poderes sobre-humanos, dispostos a dedicar uma vida inteira a combater o mal.
O mundo precisa de nós – gente como eu e você – e de nossos pequenos, mas significativos, gestos.
O mundo precisa que você dê bom dia à atendente na panificadora. Que você segure a porta do elevador para aquele cara que trabalha no mesmo prédio. Que você ajude o colega de trabalho que está com dificuldades e deixe o celular de lado para escutar aquele amigo que precisa desabafar hoje.
O mundo precisa que você pense duas vezes antes de postar aquele comentário porque sentiu raiva do comentário anterior.
O mundo precisa que você – quando tiver um tempinho – dedique algumas horas a ouvir as histórias dos idosos que moram naquele asilo da sua cidade. Que você talvez possa doar aqueles R$ 50 que sobraram no mês passado para uma instituição que abrigue aqueles cães de rua que você não pode abrigar.
Ou quem sabe que você aproveite suas habilidades com editores de imagem para ajudar a fazer algumas artes para uma ONG. Ajude a organizar a contabilidade daquela instituição que atende as crianças carentes do seu bairro.
O mundo precisa que você esqueça essa ideia doida de ser um mártir. Precisa, urgentemente, que você passe a viver consciente de que cada atitude que você toma no dia a dia é importante.
O mundo precisa que você olhe para fora. E que, antes de tomar qualquer decisão, se pergunte: que impacto o que eu estou prestes a fazer terá na minha vida, na vida das pessoas que amo, de todas as pessoas?
O mundo precisa que você se lembre que somos muitos – e que é a soma dos nossos pequenos gestos que vai salvar o mundo.
Faça cada um deles valer a pena!
*Mariana Ohde é jornalista voluntária do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.
**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS