Qual seria a melhor época para recebermos a ajuda de voluntários, no momento de crise ou no de confraternização? Eu diria que em ambos.
A pessoa que se prontifica a realizar trabalhos voluntários contribui muito mais do que imagina, contribui para uma sociedade mais equânime, exerce sua cidadania e sabe da sua responsabilidade social.
São pessoas que possuem algumas características, tais como: empatia, um olhar que vai muito além do ter, são sensíveis capazes de enxergar o lado positivo das coisas, sem falar que contagiam as outras pessoas com seu exemplo.
Então o que esperar deles, se não o incentivo, a compreensão e ajuda?
Se nos momentos de confraternização podemos sempre contar com sua alegria e talento, nos de crise podemos contar ainda mais.
É o exemplo que vemos no Movimento Eu Abraço o CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba (www.acaovoluntaria.org.br).
Exemplos de coragem e de inovação, que nos trazem ótimas ideias e energia, o que em alguns momentos é muito mais valioso que qualquer outra coisa, pessoas que por acreditarem na causa de uma entidade, não admitem sequer a ideia de cruzar os braços frente a uma crise, seja esta financeira ou não.
Motivam, trazem um novo olhar sempre buscando a solução, um olhar que muitas vezes as pessoas diretamente envolvidas não conseguem ter com tanta clareza. Contribuem com seu talento, sugestões e com todo seu coração.
Trazem novo brilho e nos ajudam a trilhar um caminho que muitas vezes sabemos que não será fácil, mas que podemos percorrer sempre de mãos dadas.
*Viviana Prado é colaboradora do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter: @InstitutoGRPCOM
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS