Por Elaine “Minhoca” de Lemos
Em 1953 era inaugurada a praça 19 de Dezembro, na Curitiba do prefeito Erasto Gaertner, popularmente conhecida como a praça do Homem Nu (a mulher só veio anos depois). Nesse mesmo ano nascia o restaurante Île de France, que em 1957 foi ser vizinho do Homem Nu na rua Riachuelo, onde está até hoje.
Seu cardápio, que se mantém o mesmo há anos, privilegia a cozinha da Normandia, região de origem do pai de Jean Paul Decock, proprietário do restaurante.
A equipe, que hoje varia entre 12 e 36 anos de casa, foi treinada pela Clara Chao Decock, chinesa criada nos Estados Unidos, que se casou com Jean Paul em Curitiba, e aprendeu os truques e temperos da cozinha normanda com o sogro. Na turma da casa, destaque para a Mila (32 anos de casa), que sabe todos os segredos naquela cozinha que ainda usa fogão a lenha.
No Île, todos os garçons passam com louvor no teste da colherinha, aquele de servir o arroz com 2 colheres de sopa sem desperdiçar um grão que seja. São eles que atendem as mesas que já viram governos serem criados e namoros virarem instituições (ou não, como diria Caetano).
Instituição mesmo é o Strogonoff bem servido, o Camarão no Champagne, o Crèpe Suzette preparado na mesa pelo seu Godinho, o Dry Martini do Sílvio. Instituição é o seu João e seu cabelo acaju, que já ganhou o Oscar de melhor Maître de Curitiba algumas vezes – e se não existe essa categoria no Oscar, pior para o Oscar.
Sim, é caro. Sim, um prato custa quase uma parcela do Minha Casa, Minha Vida. Acho que sou a única frequentadora que chega sozinha e a pé, dispensando o ritual da abertura da porta do carro pelo recepcionistas de uniforme, no caso o Sinval e o Rubens.
Sua Torre Eiffel, depois de tantos anos, precisou de uns consertos mas estará de volta em breve para fazer companhia ao casal peladão, ao painel do Poty e ao obelisco.
Sem se deixar levar por modismos e passando ao largo das mudanças vividas por Curitiba, que viu sua região ao redor passar a ser uma das mais degradadas do centro da cidade, o Île de France continua ali, do ladinho do Passeio Público. Encravado no centrão da cidade, desde que o Homem Nu pôs o dedão do pé na praça.
Fino? Certamente. Novo rico, jamais.
——————
Serviço
Île de France
Praça 19 de Dezembro, 538 – Centro (verifique a localização no Mapa da Baixa Gastronomia)
(41) 3223-9962
Aceita cartões
De segunda a sábado, das 19:00 até o último cliente.
——————
Mapa da Baixa Gastronomia
E-mail
Twitter
Página do Facebook
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Lula ganha aliado europeu no acordo Mercosul-UE e acerta venda de aviões da Embraer
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário