Esta quarta feira de cinzas é dia de Atletiba. O que nem todos sabem, é que não é preciso esperar tanto assim pelo maior clássico do futebol paranaense. Quem der um pulo ali no calçadão da XV, na altura do bondinho, vai ter a chance de escolher entre Atlético e Coritiba a qualquer hora do dia, ao menos em espírito.
“Se não for atleticano, não trabalha aqui”, seu Imad diz, brincando, no comando do caixa do Bar Triângulo. Mas a cor do uniforme dos garçons não deixa dúvida, a casa é atleticana mesmo. Já seu vizinho de parede, Bar Mignon, uns dizem que é coxa-branca e outros que é atleticano desde a fundação é coxa-branca desde criancinha, e olha que isso faz um tempão.
Fundada em 1925, como diz sua placa, o Bar Mignon serve alguns dos pratos mais tradicionais de Curitiba. Entre as melhores pedidas estão a Meia Salada com Bife e uma Vina, o Marchant, e o Pernil com Verde. Já no Bar Triângulo, de 1939, o freguês pode se esbaldar com o Cachorro Quente Duplo (duas vinas), além, claro, do Pernil com Verde.
Por sinal, se existe mesmo alguma rixa entre os vizinhos, deve estar nisso. Ambos garantem que fazem o melhor pernil com verde da cidade. A equipe da Baixa Gastronomia já provou os dois e chegou ao taxativo veredito de que é bem difícil resolver qual deve levar a taça de melhor da cidade.
Quando a gente quis saber se dava confusão em dia de Atletiba, todos afirmaram que é muito mais provável acontecer alguma coisa por que um mexeu com a mulher do outro do que propriamente por causa de futebol. Já o nervosismo sim. Ouvido atento no rádio e tensão até o final da partida, já que o horário de atendimento (das 10h às 23h) impede a ida ao estádio.
Existem outros locais identificados com as duas maiores torcidas de Curitiba, onde a torcida se reúne para um aquecimento antes do jogo ou para assistir à partida.
Pelo lado do Atlético, alguns dos mais tradicionais são o Bar do Toninho (Stella), Bar da Lili (La Ronda), Tartaruga e o Silzeu’s.
Já o torcedor coxa-branca encontrará refúgio na Cantina Açores, no Luzitano ou no Bar do Altair.
O Baixa Gastronomia também está no Facebook e no twitter. Se tiver uma sugestão, mande um email pra gente.