One Grasshopper Spring - Arthur Rackham - (OBI)| Foto:

O presidente eleito (pelos petistas) Michel Temer disse que o povo brasileiro não tem muito apreço pelas instituições. Temer, que foi pego com a boca na botija institucional ao tratar com Joesley Batista, no escurinho da República, de sabe-se lá que assuntos, pondera que é importante que as autoridades conversem entre si, isso é razoável, e as especulações geradas são desmoralizantes. Bom saber que Joesley Batista é autoridade, ato falho à parte. Dispensemos o latim: ele está dizendo que as futricas entre as autoridades têm é de ficar por isso mesmo, aconteçam ou não fora da agenda, da decência, da conveniência.

CARREGANDO :)

Michel Temer advoga em causa própria. Não apenas por ser um político habilidoso como poucos, mas porque seu partido há muito tempo é uma espécie de supra-instituição nacional, e ninguém governa ou deixa de governar sem o aval do PMDB. Se Montesquieu disse que a tripartição do Estado moderno garantiria os “freios e contrapesos” saudáveis à democracia, no Brasil os “checks and balances” ficam por conta do PMDB: é o partido que legisla, que julga, que executa. Tudo bem equilibrado. O Estado é só um detalhe.

Estou certo de que a política é feita de acordos e composições, ninguém nasceu ontem, Temer nasceu há mil anos, e a incapacidade de conquistar terreno depõe contra o político. Jair Bolsonaro é exemplo: três décadas de atividade legislativa sem resultados concretos e relevantes. Fala, grita, sapateia – e nada. Ou seja: se vencer em 2018, na melhor das hipóteses, terá a mesma capacidade de negociação de Dilma Rousseff. Estamos feitos.

Publicidade

O presidente prega aquilo que não pratica com tanto afinco como quer parecer. Economia (méritos inegáveis) à parte, que instituições respeitaremos: o Supremo Tribunal Federal, que é doce como avó para (e somente para) os seus? O Congresso Nacional, cujos excelentíssimos fazem de tudo para que tudo seja feito para eles? O Poder Executivo, puxadinho improvisado de partidos e empreiteiras?

Posso concordar com Michel Temer; até gosto de concordar com Michel Temer: os brasileiros não temos muito apreço pelas instituições. Entretanto, salvo se viermos a descobrir que Temer nasceu mesmo na Transilvânia, até onde sabemos ele é brasileiro; brasileiro não respeita as instituições; logo, etc.