Cuba tem atraído muita atenção tornando-se o “destino do momento“. Após a visita do Presidente Obama e do show dos Stones, a ilha paradisíaca vai receber o aguardado desfile da Chanel no dia 03 de maio.
A coluna conversou com um expert em Cuba, o colunista social da Gazeta do Povo Reinaldo Bessa, que já esteve em Cuba mais de 10 vezes.
Apreciador de um bom “puro” (charuto), Bessa indicou alguns locais da ilha que não podem deixar de ser visitados. Se você está de passagem marcada para a ilha confira essas dicas imperdíveis.
Museu Nacional de Belas Artes
“Em Cuba, além das praias paradisíacas, há muitos lugares que não se pode deixar de ir. Um deles é o Museu Nacional de Belas Artes em Habana Vieja, com um acervo de toda a produção artística do país de diferentes períodos.”
Museu da Revolução
“Outra opção é o Museu da Revolução, antigo palácio presidencial, onde se pode visitar o gabinete do ditador Fulgêncio Batista e outras dependências, como o Salão de Espelhos e a réplica do Palácio de Versailles. As paredes ainda guardam marcas de tiros.”
Bares La Floridita e La Bodeguita del Médio
“Fora do circuito das artes, recomenda-se uma visita aos tradicionalíssimos bares La Floridita e La Bodeguita del Médio, ambos em Habana Vieja. No primeiro, toma-se o Daiquiri e no segundo o Morrito ao som de música cubana ao vivo. Ambos eram frequentados por Ernest Hemingway.”
Restaurante La Guarida
“Havana também é sinômino de boa gastronomia. Vá ao restaurante La Guarida, localizado em um palacete decadente do início do século 20 em plena Habana Vieja. A comida é excelente e o local é frequentado por diplomatas que servem no país.”
“Uma curiosidade da casa: ela funciona no apartamento que serviu de locação para o premiado filme cubano Fresa y Chocolate, conservando móveis e objetos mostrados na película.”
“Para ter acesso ao restaurante, sobe-se uma escada em curva e antes de chegar nele veem-se varais com roupas estendidas das famílias que moram no prédio. Pura Cuba.”
Hotel Nacional
“O Hotel Nacional é uma boa pedida para um almoço com vista para a baía de Havana. Seu ambiente retrô o fará se sentir em plenos anos 50.”
Fábrica de Charutos Partagas
“Para finalizar, como Cuba é a pátria dos melhores e mais afamados charutos, você pode visitar uma fábrica e ver, ao vivo, como eles são enrolados. A dica é a fábrica da Cohiba, no bairro El Laguito, situada na antiga sede da embaixada britânica. Mesmo não sendo um cigar aficionado, você terá uma experiência enriquecedora. Como dizem os cubanos, que lo desfrute!”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS