A exposição é a maior retrospectiva sobre o artista renascentista até hoje e conquistou o título de maior evento cultural do ano na França.
Com um total de 162 pinturas, desenhos, manuscritos e esculturas, entre outros, os objetos levaram 10 anos de pesquisa para serem reunidos em apenas um local, o Museu do Louvre, em Paris. A chance única de admirar 10 quadros do grande artista gerou um grande fluxo, forçando os organizadores a liberarem o acesso à exposição por meio de reserva prévia.
As pinturas "Madonna Benois", "Santa Ana" e "São João Batista" estão entre os grandes destaques da mostra, já a "Mona Lisa" continuará na Sala dos Estados do museu, mas está presente também em uma experiência de Realidade Virtual para os visitantes com duração de sete minutos ao final do percurso. A mostra só foi possível após inúmeros pedidos de empréstimos por todo o mundo, como o British Museum, a rainha da Inglaterra (que emprestou 24 desenhos), o Vaticano e a Itália.
Leonardo Da Vinci trabalhava nas obras por até 15 anos, incluindo nas pinturas suas pesquisas científicas, símbolos, significados, segredos e dúvidas, que podem ser examinadas por um processo de reflectografia de infravermelho feita pela exposição. A mostra pode ser visitada até o dia 24 de fevereiro e o ingresso custa € 17. Clique aqui para acessar o site.