O complexo estava em construção desde 2009 em uma ilha artificial, fruto de uma colaboração entre os governos da França e dos Emirados Árabes, e terá cerca de 600 obras.
O Louvre Abu Dhabi foi projetado para ser uma cidade-museu, composta de 55 prédios individuais que englobam restaurante, museu infantil, exibições, auditório e 23 galerias. A arquitetura do francês Jean Nouvel imita os assentamentos característicos da região.
O LAD possui um domo de 180 metros de diâmetro como cobertura. A estrutura foi criada entrelaçando 7850 peças e permite a entrada de luz natural nas galerias. O acesso ao local pode ser feito pela terra ou pelo mar.
“A ilha oferece uma paisagem rigorosa, temperada pelo encontro com o canal, uma imagem impressionante da aridez da terra versus a fluidez das águas. O prédio é coberto com uma grande cúpula, uma forma comum a todas as civilizações. (…) A água tem um papel crucial, tanto na reflexão de cada parte do edifício como na psique, e na criação de um microclima confortável com uma ajuda do vento”, conta Nouvel. Clique aqui para acessar o site.