O complexo estava em construção desde 2009 em uma ilha artificial, fruto de uma colaboração entre os governos da França e dos Emirados Árabes, e terá cerca de 600 obras.
O Louvre Abu Dhabi foi projetado para ser uma cidade-museu, composta de 55 prédios individuais que englobam restaurante, museu infantil, exibições, auditório e 23 galerias. A arquitetura do francês Jean Nouvel imita os assentamentos característicos da região.
O LAD possui um domo de 180 metros de diâmetro como cobertura. A estrutura foi criada entrelaçando 7850 peças e permite a entrada de luz natural nas galerias. O acesso ao local pode ser feito pela terra ou pelo mar.
“A ilha oferece uma paisagem rigorosa, temperada pelo encontro com o canal, uma imagem impressionante da aridez da terra versus a fluidez das águas. O prédio é coberto com uma grande cúpula, uma forma comum a todas as civilizações. (…) A água tem um papel crucial, tanto na reflexão de cada parte do edifício como na psique, e na criação de um microclima confortável com uma ajuda do vento”, conta Nouvel. Clique aqui para acessar o site.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS