A sonda Mars InSight marcou a oitava vez que a NASA conseguiu fazer um pouso bem sucedido em Marte, mas o que exatamente a agência espacial pretende com a InSight?
Com um custo de 993 milhões de dólares, a sonda percorreu 482 milhões de quilômetros em sete meses e sobreviveu à difícil entrada na atmosfera de Marte a uma velocidade de 19.800 km/h, que foi rapidamente reduzida a apenas 8 km/h.
A Mars InSight tem a importante missão de estudar o funcionamento interno do planeta vermelho. Serão captados terremotos, temperatura, ondas sísmicas e a dissipação do calor que vem do interior do planeta.
“Nós estudamos Marte da órbita e da superfície desde 1965 — aprendendo sobre o tempo, atmosfera, geologia e química de superfície”, afirmou Lori Glaze, diretora em exercício da divisão de ciência planetária da direção de missões científicas da Nasa. “Agora iremos finalmente explorar dentro de Marte e aprofundar nosso entendimento do nosso vizinho terrestre, enquanto a Nasa se prepara para enviar exploradores humanos mais fundo dentro do sistema solar”.
O próximo passo da NASA é enviar robôs que coletam rochas, para estudar evidências de vida antiga em 2020, e depois os esforços estão em enviar exploradores humanos ao planeta vizinho da Terra, algo que a NASA espera concretizar na década de 2030. Clique aqui para acessar o site.