A Bienal de Arquitetura de Veneza chega a sua 15ª edição com uma curadoria dos melhores projetos e arquitetos do mundo todo. Nesse ano o mais importante evento de arquitetura é norteado pelo tema “Reporting From the Front” que formenta a discussão em torno das batalhas cotidianas por melhorias nas condições de vida dos contextos políticos, geográficos, sociais e econômicos, e a reflexão sobre o papel do Arquiteto nessas mudanças.

CARREGANDO :)

 

Publicidade

 

O renomado arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha foi homenageado com o Leão de Ouro por toda sua trajetória. “A eternidade de suas obras, tanto física quanto estilisticamente é o atributo mais marcante da sua arquitetura”

 

 

Publicidade

Os Paraguaios da Gabinete de Arquitectura venceram o Leão de Ouro por “aproveitar os materiais simples, a engenhosidade estrutural e a mão-de-obra não qualificada, aproximando a arquitetura das comunidades carentes”.

 

 

O impacto da crise econômica na Espanha deixou um rastro de obras abandonadas e inacabadas. Utilizando da fotografia para retratar essa realidade, a exposição ‘UNFINISHED‘ conquistou o Leão de Ouro na categoria ‘Melhor Participação Nacional‘ dando atenção ao processo, em vez do resultado. O júri citou “Uma seleção de arquitetos emergentes, com um trabalho que mostra a criatividade e o compromisso transcendendo as limitações dos materiais”

Publicidade

 

 

Japão, Peru e NLÉ também são alguns dos vencedores da Bienal de Veneza que vai até o dia 27 de novembro. Confira mais fotos no Instagram da Bienal ou no site.

 

Publicidade