Apesar de ter tantos nomes históricos como Yves Saint Laurent, Christian Dior e Coco Chanel, Paris ainda não tem um museu permanente de moda, mas um projeto promissor do governo promete mudar isso em 2019.
O local não poderia ter sido melhor escolhido. O ‘Palais Galliera’ já é conhecido entre os parisienses como o ‘museu da moda’ a muito tempo, apesar do título não ser oficial. Mas agora o governo apresentou um projeto de oficialização que recebeu o apoio da House of Chanel. A marca francesa doou R$ 19 milhões para a reforma do edifício histórico.
“Essa iniciativa representa nosso compromisso com a criação e a força de Paris, que fazem parte da essência do negócio da Chanel”, conta Bruno Pavlovsky, presidente da área de moda da maison. Com essa quantia doada pela marca, serão criadas as salas ‘Gabrielle Chanel Rooms’ no subsolo do Palais Galliera para exibições permanentes.
No total serão 670m², e a primeira exposição permanente será dedicada à historia da moda do século XVIII até os dias atuais. O museu ja conta com um grande acervo de cerca de 200 mil itens, entre roupas, fotos, acessórios e obras de arte. O ‘Museu da Moda de Paris’ está previsto para inaugurar em 2019.