Dando continuidade na sua tradição em convidar arquitetos de destaques do mundo todo para criar pavilhões, a Serpentine Galleries já tem um novo nome para 2017: Diébédo Francis Kéré. O arquiteto africano divulgou os detalhes da estrutura que será erguida no parque londrino Kesington Gardens.
A proposta de Kéré para 2017 é enraizada na tradição africana, a inspiração foi uma árvore de Gando, Burkino Faso, cidade natal do arquiteto. Ele conta que as pessoas se reúnem embaixo da copa para realizar atividades sob a sombra. “Minha experiência de crescer em uma aldeia remota do deserto incutiu uma forte consciência das implicações sociais, sustentáveis e culturais do design. Acredito que a arquitetura tem o poder de surpreender, unir e inspirar, ao mesmo tempo que intermedeia aspectos importantes como a comunidade, a ecologia e a economia” contou Francis.
O novo pavilhão tem uma grande cobertura de madeira expansível, que cria um efeito dinâmico com as sombras, sobre uma estrutura de aço que remete a copa das árvores. Concebida como um ‘micro cosmos’ a estrutura agrega um senso de comunidade, uma percepção social e mescla aspectos culturais de design.
O telhado da estrutra tem uma membrana transparente que deixa a luz do sol entrar e protege dos dias chuvosos, nestas condições um óculo captará a água que se transforma em uma cachoeira central. A noite o pavilhão ganha outra personalidade, onde sua construção de madeira se torna uma fonte de iluminação. A ideia é criar um lugar que promove um senso de liberdade e uma conexão com a natureza, empregando elementos fundametais para a sobrevivência e prosperidade dos seres humanos. O pavilhão ficará aberto do dia 23 de junho até 8 de outubro. Clique aqui para acessar o site.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS