Chico Buarque completou 70 anos no último dia 19 de junho. Merceria um baita post num blog como esse, afinal é um dos personagens mais importantes da cultura brasileira e causou vários marcos significativos na nossa história.
Mas o blog anda tendo severas dificuldades para escrever textos profundos nestes dias. Então faço um post preguiçoso, e deixo só alguns links:
Participei junto com o amigo Fabio Poletto no programa Passado e presente da ÓTV, que teve como tema a obra do compositor. Foi ao ar esta semana, dura 25 minutos, e continua disponível no acervo da emissora neste link:
http://www.otv.tv.br/programa/passado-e-presente/a-arte-de-chico-buarque-de-holanda/
Os principais álbuns mencionados no programa, para ouvir em streaming:
Chico Buarque de Hollanda (1966)
Outro dia eu aproveitei uma promoção de aniversário e comprei as principais obras do Chico romancista em versão Kindle. Ainda estão com preço que vale a pena.
Tem um momento da entrevista em que menciono um texto do Lorenzo Mammi sobre o LP como forma de arte. Eu escrevi sobre isso aqui no blog.
E não tem livro melhor para entender o momento histórico em que o Chico se fez, do que o Seguindo a canção do Marcos Napolitano. Esgotado, tem uma versão revisada pelo próprio autor disponível aqui.
Para homenagear o aniversário do agora Velho Chico, nada melhor que um mergulho em suas canções e em seus livros.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano