• Carregando...

23h38 — Os dois fazem as considerações finais e o debate acaba.

23h34 — Obama elogia McCain por ser contra a tortura. Fala da falta de respeito aos EUA no mundo. Foca na questão do Iraque para combater o terrorismo.

23h27 — Quais as possibilidades de haver um novo ataque como o 11 de Setembro? McCain: “acho que estamos mais seguros hoje, mas ainda temos um longo caminho a frente.” Ele fala duro contra a tortura.

23h19 — McCain. “Eu olhei nos olhos de Putin e vi três letras: K. G. B.”

23h16 — Os candidatos passam a falar sobre a Rússia. “Uma Rússia agressiva é uma ameaça para a paz na região”, diz Obama. Devido aos fatos das últimas semanas e meses, devemos rever nossa posição com Moscou, defende ele.

23h11 — O tema é Irã. McCain fala que se o Irã obtiver uma bomba nuclear, isso representaria uma ameaça para a existência de Israel. “Não podemos permitir um segundo holocausto”. Depois, fala daquela bobagem que é a Liga da Democracia.

Obama de novo bate na tecla de que o Ahmadinejad não é a pessoa com quem os americanos deveriam tratar sobre Irã — e sim os ayatollhas. McCain se nega a negociar com o Irã, mas Obama diz que até Henry Kissinger, um conselheiro de McCain, sugere que os americanos devem se sentar imediatamente à mesa com os iranianos para tentar resolver a questão.

23h — McCain chamou o novo presidente do Paquistão de Kadari em vez Zardari? Pra ver depois no Youtube.

22h58 — A frase mais dita por Obama: “John is right”. A mais dita por McCain: “Obama doesn’t understand”.

22h53 — Agora, o Afeganistão. Obama: temos que aumentar o número de tropas lá, e já venho dizendo isso faz algum tempo. Obama diz que os EUA precisam trabalhar mais com o Paquistão “Demos 10 bilhões dólares nos últimos sete anos e eles não têm feito o que deveriam fazer.”

McCain critica Obama por ter dito que atacaria o Paquistão, caso fosse necessário. Obama nega que tenha dito isso. Mas disse.

22h45 — Depois da economia, o Iraque. McCain se gaba do sucesso do “surge”. Fala como se a guerra já estivesse ganha. Obama diz que focaram na guerra errada, e agora a Al-Qaeda está novamente forte no Afeganistão. McCain: Obama se recusa a admitir que estamos ganhando a guerra no Iraque. Obama, no fundo: “It’s not true”.

22h38 — McCain defende um total congelamento de gastos do governo, menos para defesa nacional e para os veteranos…

… McCain: “Não fui eleito o Miss Simpatia no Senado.” Ele é o Maverick, right? Obama faz cara feia.

22h30 — Até aqui, o melhor no debate é o moderador Jim Lehrer. Está pressionando os candidatos, que têm dado respostas evasivas. Nenhum de vocês está propondo mudanças, cutuca ele.

22h25– Os candidatos debatem a questão de impostos. Obama fala: “95% dos americanos terão corte de impostos”. Quem ganha menos de 250 mil dólares por ano, diz ele, não verá um só centavo de aumento na taxa de imposto.

22h13– O tema do debate é política externa e segurança interna, mas a primeira pergunta é sobre a crise financeira. Obama sai pro ataque, dizendo que os últimos oito anos de governo republicano, o partido do senador McCain, levaram o país até a situação atual. McCain não responde ao ataque. Primeiro, fala de Ted Kennedy, senador democrata que sofre de um tumor cerebral e foi internado esta noite. Depois, falando sobre a crise, não teve medo de assumir a idade. Disse que essa é uma das piores crises que ele já viu, e brinca: “e olha que já estou por aqui faz algum tempo”.

21h59 — O debate deve começar em instantes. A Wired montou uma lista com as melhores opções pra quem quer acompanhar o debate online.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]