Sabrina Salgado, Global Brand e Trade Strategy do Grupo LATAM Airlines, foi a convidada do Estrela ADVB de julho.| Foto: Valterci Santos / ADVB
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Na última terça-feira (25), a convidada do Estrela ADVB foi, direto de Santiago, no Chile, a Global Brand e Trade Strategy do Grupo LATAM Airlines, Sabrina Salgado.

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Sabrina é publicitária, com pós-graduação em Negócios Internacionais e MBA em Gestão de Negócios. Há cerca de 18 anos, colabora e incentiva a ressignificação do marketing publicitário, branded content e live experience no Grupo RBS, Grupo Globo e Warner Bros. Com passagem pela LATAM Brasil e Grupo Record, ela compartilhou sua experiência adquirida mundo afora com o mercado paranaense sobre os desafios da companhia aérea e a ressignificação do marketing pós-pandemia em um mundo em constante metamorfose.

Confira sete insights ensinados pela executiva durante o bate-papo:

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1. Públicos diferentes, estratégias diferentes

“O que funciona no Brasil, não funciona para um colombiano. Parece óbvio, mas nem sempre o que está dando super certo em um local vai fazer sucesso em outro: às vezes pelo contrário, é desastroso. É preciso pensar em uma estratégia para cada público, para cada segmento”, enfatiza.

2. Sustentabilidade

“Hoje, temos uma agenda ESG na empresa, não para inglês ver, mas porque é uma política da empresa. Vamos começar falando da sustentabilidade: a LATAM, hoje, faz a reciclagem de 88% do plástico usado pelas companhias aéreas. Além disso, reutilizamos nosso uniforme para fazer porta-passaporte, entre outras coisas. Pense só o quanto consumimos de tecido e embalagens em nossas aeronaves – é preciso minimizar esse impacto”, disse Sabrina. Ela também citou que, até 2050, a empresa estima que todo combustível usado pelas aeronaves seja de materiais sustentáveis.

3. Social

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“Durante a pandemia da COVID-19, colocamos gratuitamente nossas aeronaves à disposição do Governo Federal para transportar 250 milhões de doses de vacinas entre países e cidades. Trabalhamos para que sonhos cheguem a seus destinos e isso não tem só a ver com viagem de férias”.

4. Inclusão

“Estamos capacitando nossa equipe para receber passageiros portadores do espectro autista. Hoje, esse passageiro já pode se identificar nos nossos balcões e recebe um cordão: por meio dele, sabemos que ele pode precisar de cuidados especiais e nossa equipe está pronta para acolhê-lo”, explica.

5. Equidade de gênero

A LATAM colocou como garota propaganda de uma da sua campanha "Mulheres Tocam as Nuvens" a jogadora de futebol Marta, da Seleção Brasileira de Futebol. “Estamos com muitas vagas abertas para mulheres e nosso intuito é o de colocá-las em posições culturalmente masculinas, como de piloto e copiloto”, conta Sabrina.

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Além disso, a empresa também tem política de contratação de pessoas trans. “Etiquetamos bagagem, não pessoas. Queremos um time diverso, porque acreditamos que isso é viver sem fronteiras”.

6. Aproximar-se da audiência

“Patrocinamos programas como o Big Brother Brasil e lançamos promoções exclusivas para esse público: no dia em que uma das promoções foi lançada, nosso site bateu pico de buscas. Ou seja, nos aproximamos de uma audiência que talvez ainda não fosse nossa cliente”. Além disso, a LATAM patrocina festivais de música, como o Rock in Rio e o The Town, em São Paulo.

7. Não tenha medo de dar um passo para trás para dar dois para frente

No meio da pandemia, a LATAM entrou com pedido de recuperação judicial junto à corte norte-americana. Com isso, foram devolvidos cinco aviões. “Foi um passo arriscado, porque pensaram que tínhamos quebrado, mas, com isso, conseguimos recuperar o fôlego e crescer”, explicou Sabrina. Hoje, a LATAM tem mais de 15 aeronaves novas, opera em 55 destinos – 11 a mais do que antes da pandemia - e firmou uma parceria com a Delta Airlines, levando seus passageiros para mais de 300 destinos mundo afora.

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