Duas das maiores entidades do Paraná, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/PR) e LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) se uniram para realizar a primeira edição do ESG Day. O evento, que vai congregar o Fórum LIDE ESG e o Top ESG, acontece no dia 8 de agosto, entre 8h30 e 18h, no Teatro UP Experience, em Curitiba, e tem como objetivo apresentar o impacto da implementação de políticas integradas de Environment, Social and Governance (ESG), contando, para isso, com palestras, paineis e apresentação de casos práticos de empresas paranaenses.
Pela manhã, o Fórum ESG, organizado pelo LIDE Paraná, traz os temas: "Como o ESG gera valor para sua empresa?", com Ricardo Voltolini; "Desafios das Questões Ambientais na Cadeia de Valor dos Negócios", com João Zeni, da Electrolux, e Mariana Schuchovski, da Verde Floresta; "Diversidade e Inclusão: prática x teoria", com Ivan Lima, da IRL Consult, e Dirlene Silva, da DS Estratégias & Inteligência Financeira; e "O Papel da Liderança na Promoção de uma Cultura Sustentável", com Gláucia Térreo, da GRI/Pacto Global, e Daniela Garcia, do Capitalismo Consciente.
“A pauta ESG é realidade no LIDE desde 2010. Aqui no Paraná, temos um Comitê que se reúne periodicamente para tratar de boas práticas dos nossos membros e buscar impactar companhias dos mais diferentes segmentos. A segunda edição do nosso Fórum vem chancelar uma agenda que é contínua dentro do nosso ecossistema, agora em parceria com a ADVB/PR”, destaca a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett.
No período da tarde, a primeira edição do Top ESG, apresentado pela ADVB/PR, será aberta com a palestra de Marcel Fukayama, cofundador do Sistema B do Brasil, com o tema "Desmistificando o ESG e os Impactos na Sociedade". O Sistema B é um movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental. Criada nos Estados Unidos, a iniciativa tem o objetivo de apoiar e certificar as empresas que criam produtos e serviços voltados para resolver problemas socioambientais.
Para abordar o tema de forma integral, o Top ESG conta, também, com apresentação de cases de sucesso de empresas como Claro, Compagas, Grupo Boticário, Neodent, Renault, Sicredi e Valmet. Os cases têm o propósito de trazer boas práticas na implementação do ESG e inspirar outros profissionais que atuam na área. Na sequência, um painel interativo vai debater os impactos e ações que líderes, executivos e empresários precisam tomar para assegurar que o marketing e as vendas estejam alinhados aos conceitos de ESG, garantindo, assim, um impacto positivo nos negócios.
A palestra magna será comandada pela autora, executiva referência em inovação e ESG, Paula Harraca, com o tema "Como Alinhar Lucro e Propósito". Formada em Ciências Empresariais na Universidad Austral, da Argentina; Paula tem Máster em Direção de RH e Gestão do Conhecimento pela Universidade de León, Espanha. Ela também é Coach Executiva Organizacional (International Coaching Federation); e Finance for Executives (Wharton University, USA), além de Chief Future Officer da ArcelorMittal. Paula também é conselheira de diversas instituições, como Fundação Dom Cabral, Amcham e Museu do Amanhã.
"Nos últimos anos, temos testemunhado uma mudança significativa nas expectativas dos consumidores e stakeholders em relação às marcas. A preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança tem se tornado cada vez mais relevante, e as organizações que se mostram comprometidas com práticas sustentáveis e responsáveis têm fortalecido a reputação e, consequentemente, ganhando mais espaço, além de contribuir para uma sociedade melhor e mais justa. Unir duas entidades empresariais fortes do Paraná para discutir um tema tão importante é cumprir nosso papel de protagonistas na discussão da economia e dos negócios do nosso estado", reforça o presidente da ADVB/PR, Claudio Stringari.
Segundo o diretor da ADVB/PR e coordenador do Top ESG, Jean Kuss, o tema tem se tornado cada vez mais importante para uma crescente parcela de consumidores, que priorizam empresas engajadas em temas socioambientais e estão dispostos, inclusive, a pagar mais por produtos e serviços de companhias que se comprometam com essas questões.
“Com quase 60 anos de atuação junto ao mercado no Paraná, a ADVB/PR não podia ficar fora dessa discussão. Vamos inovar mais uma vez ao trazer para os seus associados e os paranaenses um debate rico e esclarecedor sobre esse tema tão relevante que não é mais tendência. O ESG é realidade e vai impactar a todos. E, claro, vamos discutir de que forma esse conceito influencia o marketing e as vendas”, ressalta.
A curadora técnica da agenda do LIDE Paraná, Mayra Tavares Gil de Souza, da SEED Consultoria, que tem larga experiência no tema, tendo atuado em grandes corporações como Grupo Boticário e BRF, destaca que é preciso fazer sustentabilidade “de verdade” e não só surfar a onda.
“Algo que tem tudo a ver com o Fórum e tenho sempre mobilizado nas empresas é que as companhias estejam mobilizadas na construção de uma estratégia e atuação legítima, ética e transformadora, visando impacto positivo e lucratividade independente do ramo de mercado e segmento de atuação. Acredito que isso tem tudo a ver com o ESG Day, principalmente os nomes que trouxemos que são pessoas que constroem há anos esta jornada no Brasil, e por ser esta parceria com este setor tão importante do mercado que é a área de vendas e marketing,. Acredito que isso tem tudo a ver com o ESG Day, principalmente pelos nomes que estamos trazendo, que são pessoas que constroem há anos esta jornada no Brasil. Isso ganha ainda mais corpo pela parceria com este setor tão importante do mercado, que é a área de vendas e marketing”, salienta.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS