Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Acessibilidade na internet

A acessibilidade é um dos assuntos mais frequentes quando conversamos sobre inclusão. Falar sobre acesso a construções, guias rebaixadas, calçadas com pista tátil, plataformas de elevação no transporte público, orelhões com teclados, entre tantos outros pontos, é algo que não provoca estranheza quando estamos nessas discussões. Mas, que tal conversarmos sobre acessibilidade em um ambiente onde aparentemente não há limites para ir e vir? Acredite, a acessibilidade na internet pode ser extensivamente debatida.

Para os deficientes visuais as ferramentas da informática são possibilidades para acesso à informação, estímulo à leitura desenvolvimento pessoal e profissional. Atualmente contamos com uma série de programas que trabalham com o mesmo princípio de leitura de tela. Virtual Vision, Jaws, Window Bridge, Window-Eyes, são apenas alguns deles.

O Brasil também contribui com o seu quinhão nacional em projetos emblemáticos. A Universidade Federal do Rio de Janeiro vem desenvolvendo um projeto interessante de software de leitura, chamado DOSVOX e o Serviço Federal de Processamento de Dados, o SERPRO também trabalha na mesma área, com o software Letra.

Esse tema merece mais de uma postagem, sem dúvidas, e eu quero começar a discussão deixando um pouco de lado a questão da acessibilidade do usuário.

Apontei o dedo para mim mesmo, que tenho condições de ler conteúdos apenas com a ajuda dos meus óculos, e estou desenvolvendo um site na internet. É verdade que os deficientes visuais podem contar com programas que fazem a leitura de tela, mas, o que o criador do site pode fazer para tornar o seu endereço eletrônico mais compatível com os softwares de acessibilidade? Pensando nisso, eu acho que eu não estou fazendo um bom trabalho.

Encontrei um guia breve e de fácil compreensão. Na verdade a minha fonte para essa informação foi uma boa surpresa. O site que eu vou apontar é sobre uma ação maior de acessibilidade na internet, que conta com o apoio universitário e de programadores. Ali pode-se encontrar orientações básicas de criação de conteúdos e aplicação de ferramentas que podem ajudar quem usa programas de acessibilidade. Além disso, ele permite que o usuário teste as ferramentas de leitura.

A cereja do bolo é o fato dessa iniciativa dar um tapa de luva de pelica em um mito gerador de piadas preconceituosas: o projeto é de Portugal. Conheçam o site Acessibilidade.net.

# Siga o Rafael Bonfim no Twitter Saiba das atualizações do blog Inclusilhado em primeira mão e compartilhe a sua inclusilhada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.